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Treino de musculação deve ser lento ou rápido?

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musculao-2Pesquisas que defendem séries de musculação tão rápidas quanto possível causam polémica em ginásios.

Especialistas brasileiros em exercícios estão alcançando reconhecimento internacional com pesquisas originais sobre a melhor forma de fazer ginástica e queimar calorias.

As últimas recomendações de pesquisadores da Universidade de Harvard: Os exercícios devem ser intensos para alcançar o melhor condicionamento físico. Não importa se a escolha é correr ou andar ou fazer musculação. O melhor resultado é alcançado com o exercício intenso, aquele que deixa a pessoa quase sem fôlego.

Esta tese sobre o gasto metabólico e cardiovascular da prática de musculação pretende fazer uma revolução nos ginásios.

Um simples exercício abdominal pode até dobrar a potência quando executado com o dobro da velocidade e trabalhar mais fibras musculares.

A pesquisa comprovou que duas séries de seis repetições, feitas tão rapidamente quanto possível, dão mais resultados que uma série contínua de 12 repetições feitas vagarosamente. Com movimentos rápidos e poucas repetições, o atleta ganha potência muscular e, fica menos tempo no ginásio.

Para outros professores a musculação de alta velocidade é boa para atletas desenvolverem a potência muscular, mas boa parte dos alunos não faz musculação com esse objectivo. Eles querem aumentar a massa muscular e desenvolver a força. A variável nesse caso não será a velocidade, mas a carga que ele vai utilizar.

Os alunos têm dificuldade para controlar os movimentos em movimentos em alta velocidade, principalmente no início e no final do exercício. Nesses casos, os riscos associados a lesões aumentam muito.

Ele rejeita, porém, os exercícios de muita carga feitos com a menor velocidade possível, o ritmo conhecido como superslow, já comprovado cientificamente como um treino ineficaz.

A alta velocidade é também recomendada para exercícios aeróbicos pelo American College of Sport Medicine (ACSM). Pesquisas mostram que uma corrida de 20 minutos na passadeira (esteira) com a capacidade máxima do aluno dá mais resultado para a melhoria do condicionamento cardiovascular que uma corrida mais lenta de 40 minutos.

Fonte: www.o2porminuto.ativo.com

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