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Terminei o Ironman, e agora?

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7814031121685-Terminei-o-Ironman-e-agoraPara aqueles que conseguiram terminar o tão sonhado Ironman “Congratulations you are an Ironman”. Para aqueles poucos que não conseguiram terminar, basta agora ver onde errou em seu treinamento, ou o porquê de não ter conseguido.

Nada mais importante do que conversar com seu técnico e replanejar os treinos para o ano que vem.

Cansaço, dores musculares, fadiga, são sintomas que com certeza você deve estar sentindo após a prova, e aí, o que fazer? Posso treinar? Como treinar? Quando treinar?

Há muitos que indicam receitas milagrosas de como acelerar a recuperação pós-competição, mas nada melhor do que o seu próprio corpo dizer quando é hora de recomeçar, ainda mais após uma competição que exige 100% do atleta por longos períodos de tempo, que para alguns pode durar até 16 horas e 59 minutos.

Indico que o atleta esqueça por uns quatro ou cinco dias tudo o que for relacionado a triathlon (é engraçado dizer isso, só quem treina sabe que isso é impossível), mas o descanso, hidratação, alimentação é extremamente importante.

A suplementação também é muito importante. Os aminoácidos BCAA, por exemplo, são fontes essenciais de proteínas bom para o crescimento muscular. Uma competição muito intensa pode gerar perda de tecido muscular, que conseqüentemente pode levar a uma vulnerabilidade muito grande de lesão muscular.

Já a glutamina é um suplemento importante para proteger o sistema imunológico, que precisa estar saudável para não prejudicar seu desempenho esportivo.

A Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado dos músculos durante períodos de estresse. Exercícios físicos intensos como ciclismo e a corrida exigem muito do nosso corpo e este esgotamento pode causar perda muscular e uma baixa na função imunológica.

O atleta não pode treinar logo após um grande esforço, isso porque as fibras musculares estão com lesões e o organismo precisa de um tempo para recompo-las; por experiência indicaria treinos leves como a natação, por exemplo, após o quinto dia pós prova (Ironman). Corridas de baixíssimas intensidade também são importantes para recuperação.

Mantenha sempre contato com seu treinador, ele está mais acostumado com os seus treinos, como você reage antes durante e após treinos e/ou competições, siga as orientações dele e da equipe multidisciplinar de sua assessoria esportiva (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e professores ).

Acompanhei de perto o Ironman, vi as dificuldades que todos atletas enfrentam e também a felicidade estampada no rosto de todos que cruzaram a linha de chegada, e isso faz com que sempre tenhamos um sonho, sonho este realizado neste fim de semana. “Congratulations you are an Ironman” (PARABÉNS, VOCÊ É UM HOMEM DE FERRO!).

Fonte: www.webrun.com.br – Por David Homsi

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