Skip to main content

Suplementação para corredores

Artigos, Nutrição 0 Comment

shutterstock_81980767Saiba quais os benefícios dos principais suplementos alimentares e a real necessidade de introduzi-los na dieta

Além de uma boa hidratação e uma alimentação balanceada, durante os treinos um corredor pode precisar de um “combustível” a mais para fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários, e melhorar seu desempenho no esporte.

Os suplementos alimentares têm o papel de complementar a ingestão de um ou vários nutrientes na dieta do atleta que de alguma forma não foram fornecidos pela alimentação, e, além de dar mais energia para o treinamento, podem trazer benefícios para a saúde.

Antes de iniciar o uso de um suplemento, é preciso saber quais são as suas funções e se realmente existe a necessidade de sua utilização. Entre os mais comuns estão as bebidas esportivas, que servem para repor os líquidos e sais mineiras perdidos pelo suor e também os estoques de carboidratos. Elas devem ser consumidas em atividades físicas com mais de uma hora de duração.

Outro suplemento que faz cada vez mais parte da dieta dos corredores é o BCAA, formado pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina. “Esses três aminoácidos básicos fornecem energia à musculatura e são uma boa opção para corredores”, explica a nutricionista esportiva funcional Priscila Di Ciero.

Esse tipo de suplemento é indicado para praticantes de exercícios aeróbicos, como corredores, maratonistas, ciclistas e nadadores. Isso porque o BCAA ajuda a controlar a fadiga, auxilia no ganho de massa muscular – perdida durante a atividade física – e ainda fornece energia ao indivíduo, características necessárias para um bom desempenho nos treinos e provas. “O BCAA também pode ser utilizados para uma recuperação mais rápida”, afirma Priscila.

Outro produto muito usado na suplementação de corredores é o whey protein. Esse suplemento é uma proteína extraída do soro do leite, ideal para auxiliar na recuperação muscular após o desgaste físico. Além de contribuir para a regulação dos níveis de glicose no sangue, o whey protein também é rico em aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo e precisam ser consumidos por meio dos alimentos), como os encontrados nos BCAAs.

Também há uma forma simples e natural de complementar os nutrientes da dieta, através da escolha dos próprios alimentos, como os ricos em carboidrato.

“É ideal consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, como massas, arroz e derivados de farinha integral, pois assim, o atleta recupera mais energia e se mantém em atividade por um período mais longo”, indica Marcus Ávila, nutricionista esportivo do setor de nutrição em atletas do Instituto Mineiro de Endocrinologia.

“Sem esquecer da reposição de sais minerais, que evita a desidratação e mantém o ritmo normal de contrações musculares, sendo ainda mais importante em provas longas, como uma maratona”, exemplifica.

Quando consumir

Apesar de sua fama entre os atletas, a suplementação só deve ser feita após a avaliação de um nutricionista, preferencialmente especializado na área esportiva. Desde o iniciante ao avançado, de provas de 5 km até maratonas, deve haver uma real necessidade para introduzir os suplementos na alimentação.

“A suplementação vem quando o nutricionista vê a necessidade de complementar a dieta por alguma razão: tempo para realizar refeições completas, falta de apetite, necessidade energética elevada, doença prévia, rotina, estilo de vida, etc”, revela Priscila, lembrando que isso é muito particular e depende de cada caso.

Fonte: www.o2porminuto.com.br – Por Fernanda Silva

Related Posts

O que fazer logo após correr uma prova longa?

Corridas longas são o componente central de um programa de treinos. Mas a questão não...

Os 13 erros no uso dos suplementos

A cada dia o acesso a suplementação alimentar é maior. Existem vários tipos de suplementos,...

Recuperação após uma Maratona

Um dos maiores erros dos maratonistas, depois de meses de treino e 42.195 km de...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *