Skip to main content

Superar a ansiedade na natação

Artigos, Triatlo 0 Comment

largadaO aspecto mais importante da técnica do curso freestyle é a respiração. Pura e simples. Se a sua técnica de respiração não é eficiente na piscina, então você também terá dificuldade em  águas abertas.

Vamos começar com o aspecto mais importante da técnica do nada em águas abertas “A RESPIRAÇÃO”. Pura e simples. Se a sua técnica de respiração não é eficiente na piscina, então você também terá dificuldade em águas abertas.

Ansiedade em águas abertas é normalmente causada por factores extrínsecos do ambiente aquoso em torno de você profundidade, frio, não ser capaz de ver ao longe e com outros competidores próximos a você. 

Todos estes factores levam à mesma resposta física – “Prender a respiração”

Segurar a respiração aumenta imediatamente a mais ansiedade, as coisas começam a se sentir fora de controle e você pode até sentir uma sensação de pânico. Para muitos triatletas está tendo um péssimo início de prova ou mesmo terminar ali mesmo. 

Veja como fazer a diferença: Foco em factores intrínsecos que você pode controlar, a respiração  por exemplo, a entrada de mão e movimentos suaves. Chamamos “focando em coisas que você pode controlar e ser um nadador egoísta!” Lembre-se sempre, o factor mais importante que você pode controlar é lembrar a expirar dentro da água quando você começa a nadar. Uma boa natação começa sempre com um nado tranquilo e confortável.

Assim, no início da natação do triatlo, tornar-se um “nadador egoísta”, ou seja,  “Bloquear tudo que está acontecendo ao seu redor” . Em vez disso, se concentrar apenas em você,  em seu corpo e na sua técnica de respiração.

Uma última dica sobre a ansiedade – Se você começar a entrar em pânico durante a natação, então faça uma pausa e comece a nadar de bruços (peito) por exemplo durante alguns segundos. Respire fundo, recomponha-se e volte a nadar no seu ritmo de conforto.

Todos sentem uma certa ansiedade em águas abertas, mesmo grandes nadadores, é comum. Assim, acredite em você, VOCÊ É CAPAZ!  Boa sorte!

Fonte: www.swimsmooth.com

Related Posts

Acabe com o tédio na passadeira

Variar os estímulos do treino é uma óptima estratégia para acabar com o tédio ao...

Podemos correr descalços? Sabes a resposta?

Será que correr descalço faz mal? Ou, por outro lado, é a correr descalços que...

Dor ou desconforto durante o ciclismo

Tem sentido dores enquanto pedala? Sabe o porquê disso? Exercícios de baixa intensidade e longa...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *