Skip to main content

Sente-se cansado? Reveja tua alimentação

Assuntos, Nutrição 0 Comment

acordar-cansadoSegunda-feira é dia de regresso ao trabalho. E mesmo que tenha aproveitado o fim-de-semana para descansar, ainda se sente cansado?

Fique a saber que uma em cada cinco pessoas sente-se sem energia em permanência, segundo o jornal britânico Daily Mail. Apesar destes números, apenas 10% dos pacientes visitam um médico por causa do cansaço.

Destes, só metade são diagnosticados com problemas de saúde, tais como falta de ferro e hipotiroidismo (insuficiência de funcionamento da glândula tireóide.) Frequentemente, estas situações podem ser resolvidas com medidas simples, como alterações na alimentação.

Vários especialistas na área da saúde explicaram ao Daily Mail as causas. Aqui ficam sete que justificam essa falta de energia ou cansaço que pode estar a sentir.

É perfeccionista?

O perfeccionismo pode fazer com que não sinta sono, devido às preocupações causadas por querer que tudo seja feito da forma mais perfeita possível.

Bebe demasiado café?

O café é estimulante. Mas a energia que ele provoca no corpo dura pouco tempo, sendo que logo a seguir há uma sensação de cansaço. Ou seja, o café irá tornar-se um vício, pois será incitado a repetir vários cafés, em busca permanente de energia.

A sua alimentação baseia-se em hidratos de carbono?

Os alimentos ricos em hidratos de carbono, tais como pão, massas, arroz ou bolachas causam picos e depressões de açúcar no sangue. Para libertar a energia mais devagar e evitar o cansaço, deve ingerir alimentos com baixo índice glicémico.

Não consegue dormir por causa da menstruação?

Alguns momentos do ciclo menstrual são particularmente difíceis para algumas mulheres pois provocam distúrbios do sono.

As proteínas são aliados contra o cansaço.

Caso não as inclua na sua alimentação, o cansaço poderá ser uma das consequências. Por isso, há que privilegiar alimentos que as contêm, como a carne, o peixe, o feijão, as lentilhas ou as nozes.

Baixos níveis de testosterona.

Estas alterações podem provocar nos homens a falta de energia. A falta de testosterona está relacionada com perda de massa muscular, de pêlo e de apetite sexual, assim como dificuldades de concentração.

Sofre de diabetes de tipo 2?

Cansaço excessivo, problemas de visão, sede constante e infecções frequentes são alguns sintomas que podem indicar que sofre de diabetes de tipo 2.

Fonte: www.sabado.pt

Related Posts

A importância do Magnésio

Se você procurar saber o significado de magnésio, vai descobrir que é um mineral importante...

05 Alimentos que o deixam com mais fome

Há alimentos que só de serem ingeridos deixam-nos com mais apetite. Pode parecer contraditório, mas...

Nutrição e Corrida. Mitos e verdades

Alimentação correta é um dos pilares na construção de um grande atleta e o acompanhamento...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *