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Saiba como aperfeiçoar sua respiração durante a corrida

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cansada-de-correr-low-resQuando o assunto é corrida, não faltam dúvidas sobre a respiração. Algumas delas: Qual a importância de uma respiração correcta para o rendimento da corrida? Como é a forma correcta de respirar? Pelo nariz ou pela boca?

“Quando o assunto é respiração na corrida, sempre surgem dúvidas, mas já adianto que pode respirar pela boca sim, na verdade deve!”, explica Ângela Sturzbecher, treinadora do Grupo de Corrida Oficina da Saúde Academia. Tecnicamente, o correcto é ventilação, este processo de troca de gases, quando inspiramos um ar rico em oxigénio e expiramos um ar rico em gás carbónico, mas não se engane, tanto na inspiração quanto na expiração há oxigénio e gás carbónico, o corpo apenas “processa” o que precisa e “descarta” o que não precisa.

Mas pode respirar pela boca ou só pelo nariz?

Há algum tempo era muito difundido esta questão, respiração somente pelo nariz, mas hoje sabemos que a respiração durante a corrida deve ser intuitiva, nessa hora a necessidade de aumentar a oxigenação (ventilação) deve se sobrepor ao resto, podendo realizar uma transição de nasal para oro-nasal, ou seja, não respirar somente pelo nariz e sim pelo nariz e boca, porque a demanda de oxigénio durante a actividade é grande e somente o nariz não vai dar conta do recado.

“Procure sempre sincronizar a sua corrida com a sua respiração, isso ajudará a manter o músculo diafragma sem sobrecarga, esse músculo é quem sofre com a perda de ritmo e gera aquela dor inconveniente na lateral do abdómen”, explica Ângela. Corredores mais experientes utilizam técnicas para manter a respiração constante, por exemplo: Ritmo 2:2 inspirar durante 2 passos e expirar durante 2 passos. Ainda há 3:3, 3:2 ou 2:1.

“Mas não pense demais se a respiração está correcta ou errada, ela é um processo intuitivo, e vai se adequar com os treinos, respire pelo nariz e boca se necessário e verá que o corpo irá se adaptar da melhor forma”, afirma Ângela.

Fonte: www.webrun.com.br

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