Skip to main content

Qual a melhor hora para correr?

Artigos, Corrida 0 Comment

Runner_bannerimageToda hora é hora para correr, mas veja alguns pontos positivos e negativos de  cada horário. É normal que você tenha um horário preferido para correr.

Uns optam por treinar logo cedinho, outros no final da tarde e tem até quem prefira correr com o sol em horário de pico, para ganhar resistência. O importante é não exceder seu limite e fazer como está habituado a treinar.

Mas, independente do horário, é preciso manter a segurança e alguns cuidados antes e depois dos treinos, que acontecem conforme de acordo com o turno da sessão, como a alimentação, vestimenta, entre outros.

Corrida matinal

Correr pela manhã é um dos horários considerados favoritos pelos praticantes. Pois, neste momento o atleta está mais descansado, a umidade relativa do ar está mais alta e a temperatura mais amena, o que colabora na qualidade do treino.

Além disso, a prática matinal aumenta a disposição para as tarefas ao longo do dia. “O bom da actividade feita pela manhã é que ela te deixa mais disposto, se sentir um cansaço excessivo, é preciso procurar a orientação de um profissional”.

O director técnico da Life Training Assessoria Esportiva Leandro Sandoval, ainda lembra que é preciso ficar atento à um bom alongamento e aquecimento, e também ao pequeno almoço. Água, frutas e sumos naturais, pães e biscoitos integrais, iogurtes e queijos magros, barrinhas de cereal, são boas pedidas. Só não treine em jejum.

Tarde de treinos

Se você fica na correria do dia a dia e esse é o único tempo para treinar, os cuidados devem ser maiores com a temperatura e alimentação. Dependendo do clima da região onde treina, o tempo pode estar quente e mais seco.

Então, preocupe-se com protetor solar, água, boné ou viseira, óculos, roupas leves. “Pular o almoço para treinar ou treinar logo após comer não é indicado. A orientação de um nutricionista pode solucionar essa questão”, indica Amato.

Treinos noturnos

Correr à noite tem algumas vantagens similares com as dos treinos matinais, como a temperatura mais amena e a umidade relativa do ar mais alta, dependendo do lugar e da estação.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados em relação a segurança. “Cuidado com a partes escuras do percurso, pois um buraco ou desnível do piso poderão ser muito prejudiciais”, explica Sandoval.

Use roupas claras e chamativas ou até coletes sinalizadores, corra em lugares mais iluminados, movimentados e acompanhado aumenta a sensação de segurança. Sandoval ainda fala da importância de uma refeição balanceada antes e depois dos treinos noturnos, para que proporcione energia suficiente para a actividade e ajude na recuperação.

Fonte: www.ativo.com

Related Posts

Treino de musculação deve ser lento ou rápido?

Pesquisas que defendem séries de musculação tão rápidas quanto possível causam polémica em ginásios. Especialistas...

Recuperação após uma Maratona

Um dos maiores erros dos maratonistas, depois de meses de treino e 42.195 km de...

Como ganhar tempo na transição

A evolução do triatlo tem sido extremamente rápida, isso se deve ao facto de ser...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *