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Preparo emocional para a Maratona

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A Maratona é uma modalidade que apresenta uma série de desafios e o preparo emocional é fundamental para estabelecer diferenças no desempenho.

Por ser uma prova de resistência, com duração prolongada diversos aspectos são abordados pelos atletas através de diálogos internos, as conhecida conversas mentais; embora muitos acreditem que isso não passe de supérfluo essas técnicas são desenvolvidas com atletas profissionais exaustivamente, com resultados surpreendentes e positivos quando executados de maneira correta.

No caso de uma Maratona, a conversa interna deve ser desenvolvida de acordo com os treinos e perfis dos atletas e não pode ser generalizada com repetições de frases como “você consegue”, ou “dá para ir mais rápido” ou outras mais.

Muitas vezes frases como estas acabam por auxiliar momentaneamente no desempenho do atleta, porém podem atrapalhar o resultado geral na prova; por motivar-se demais o atleta acelera seu ritmo e vai além do ideal e naquele instante tem óptimo ritmo, porém em seguida tem que diminuí-lo para poder se recuperar e conseguir chegar até o final com o tempo comprometido.

O ideal é que sejam traçados discursos para determinadas situações, de acordo com o treino e com os objectivos gerais da prova como um todo.

1 – O primeiro passo para estabelecer uma conversa positiva durante a prova é imaginá-la por inteiro, trazendo como experiência outras provas parecidas completadas ou treinos desenvolvidos.

2 – Criar uma visualização do desempenho no dia da competição, incluindo imprevistos (como um calçado que desamarra, complicações na hora da largada, competidores com ritmo muito acelerado ultrapassando, dificuldade para pegar água, enfim, tudo que pode ocorrer na prova) e maneiras ideais para superar estes imprevistos.

3 – Elaborar frases que surtam efeitos positivos para cada situação e para cada momento da competição visualizada anteriormente, como exemplo: (para imprevistos) “amarro esse calçado rapidinho e não devo alterar meu ritmo por isso, são apenas alguns segundos”… “Tranquilo, mantenha seu ritmo, não adianta acelerar além do planeado”… “Vamos lá, não é uma água a mais ou a menos que vai me atrapalhar” (para situações difíceis) “não vou desistir, vou até o final”… “Esse cansaço é emocional, treinei para estar preparado, estou preparado, não devo deixar meu ritmo oscilar muito”.

4 – Treinar mentalmente essas frases para cada situação antes da competição, saber das possibilidades e como supera-las através de conversa interna.

5 – Mentalizar antes da competição uma prova bem completada, com desempenho positivo, sempre com soluções para quaisquer que sejam os obstáculos.

Esse tipo de diálogo deve ser desenvolvido com o tempo, aproveite as situações nas provas para que possa aprender e treinar para ter a cada competição melhores condições emocionais. O emocional deve ser treinado assim como o físico sempre para aprimoramento contínuo. Boa prova!

Fonte: www.o2porminuto.ativo.com.br

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