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Postura na corrida

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GEL-HYPER-TRI-Asics-1200x800Braços e tronco bem-posicionados são fundamentais para sua mecânica de corrida ser eficiente. Confira os erros mais comuns e como corrigi-los.

A individualidade dos movimentos e a biomecânica de cada atleta é uma espécie de impressão digital da corrida. Com excepção dos pelotões de quenianos que mais parecem um exército, é difícil encontrar dois corredores com os movimentos exactamente iguais.

E isso não é motivo para preocupação. Afinal, a corrida deve estimular a naturalidade do corpo. “Para correr bem não é preciso fazer força. Os movimentos não devem ser contraídos”.

Ainda que a corrida ideal tenha que ser algo natural e harmónico, existem os erros mais comuns cometidos pelos corredores. Uns são causados por vícios de movimentos, outros por desvios posturais, mas para todos eles existe solução. Seja por meio de exercícios educativos, estímulo da consciência corporal ou mesmo musculação, é possível melhorar.

“Muitos corredores ignoram a importância do trabalho de força para melhorar na corrida. A questão da postura correta é um dos principais motivos para que os exercícios de musculação sejam feitos”.

O fortalecimento do abdómen para melhorar a posição do tronco é muito importante. Além disso, músculos mais resistentes evitam lesões e protegem o atleta. “O corredor que não faz musculação tem uma vida mais curta na corrida”.

Veja quais são os erros de postura mais cometidos pelos corredores e como se livrar deles:

Colocar muita força na mão: Correr com a mão tencionada, ou seja, fechada com muita força, não é recomendado. Isso faz com que o atleta gaste energia desnecessariamente.

O correto é manter a mão relaxada, nem muito fechada nem aberta. “Para saber a medida, imagine que está segurando uma garrafa de modo que o dedão fique como se estivesse tampando o gargalo”.

Rotação lateral do tronco: É quando o atleta balança o tronco de um lado para o outro, com o movimento que se assemelha a um lutador de boxe. “Esse ´gingado´ é prejudicial ao rendimento, pois o deslocamento na corrida deve ser para frente e não para os lados. Além disso, a quantidade elevada de repetições deste movimento predispõe a lesões no quadril”.

Correr sem movimentar os braços: Os braços devem formar um pêndulo ao lado do corpo. Quando esses membros não se mexem de maneira harmónica, não há um aproveitamento adequado do movimento. “Os braços auxiliam no equilíbrio e até na impulsão da corrida”.

Como solução para esse problema,é ficar a frente do espelho e fazer o movimento da corrida, como se estivesse correndo parado. Os braços devem ficar paralelos ao corpo como se duas linhas puxassem um de cada vez para frente e para trás. “Isso melhora a consciência corporal e ajuda o atleta a executar correctamente na hora do treino ou prova”.

Alinhamento do tronco: A posição correta do tronco durante a corrida é ligeiramente inclinado para frente e não totalmente erecto. “Aqueles que correm com o tronco erecto, ou até um pouco para trás, vão contra a mecânica natural do corpo e fazem muito mais esforço”.

O corredor deve ficar atento à sua postura e se projectar um pouco para frente, mas com a coluna recta. Muitos, na tentativa de corrigir essa posição, acabam por incidir em outro erro que será descrito a seguir.

Ombros projectados à frente: Em vez de jogar todo o tronco para frente com a coluna alinhada, alguns atletas projectam apenas os ombros, fechando o tórax. Na intenção de corrigir a postura, esse atleta comete outro erro.

“Essa postura atrapalha o corredor por deixar a região do tórax mais fechada”. O resultado disso é que, além de tencionar desnecessariamente a região do trapézio, o peitoral mais fechado dificulta a captação de oxigénio.

O problema postural pode ser solucionado com exercícios musculação para levantar os ombros. Aqueles com casos mais acentuados podem recorrer ao Pilates por exemplo.

Fonte: www.fisioonline.com

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