Skip to main content

Porque tenho mais fome quando como doces?

Assuntos, Nutrição 0 Comment

2A resposta é simples: “porque têm um índice glicémico mais elevado”. Actualmente, sabe-se que a melhor forma de recomendar a ingestão dos hidratos de carbono é através do seu índice glicémico (capacidade que um alimento tem de fazer subir o açúcar no sangue).

Todos os alimentos têm um índice glicémico (IG), mesmo que seja zero ou muito próximo disso, contudo, existem alguns alimentos que têm um IG muito elevado, proporcionando uma subida do açúcar no sangue muito rápida e muito acentuada. O índice glicémico de um alimento depende de vários factores, como a solubilidade de um alimento, o processamento do alimento, o teor em fibra e o teor em gordura.

Solubilidade: Quanto maior a solubilidade de um alimento, maior o seu índice glicémico. As batatas cozidas têm um IG mais elevado do que as batatas fritas, porque as primeiras dissolvem-se com maior facilidade, no entanto, ainda assim, é mais saudável comer as batatas cozidas pela menor quantidade de gordura (apesar de ser um indicador de escolhas saudáveis o IG não deverá ser o único factor de escolha).

Grau de processamento dos alimentos: Quanto mais processado for um alimento, mais fácil será a sua digestão. A farinha branca tem um IG mais elevado do que a farinha integral, que apresenta uma mais lenta absorção.

Teor em fibra: Uma vez que as fibras não se digerem, quanto mais fibra contiver um alimento, mais lenta será a sua digestão.

Teor em gordura: A gordura tem uma digestibilidade inferior, fazendo com que os níveis de açúcar não se elevem em demasia.

Uma alimentação saudável implica a escolha de alimentos com um IG baixo, de forma a não proporcionar um aumento do açúcar no sangue. O aumento do açúcar no sangue é sucedido de uma descarga de insulina (hormona que degrada os açúcares), que tem como consequência gerar uma descida do açúcar e, com isto, a sensação de fome.

Quando se pretende perder peso, é necessário adiar a fome e é por essa razão que devemos incluir alimentos de IG no nosso plano alimentar para perda de peso.

Fonte: www.nutrisport.com.br

Related Posts

A dieta e os chás

Estas ervas fazem mágica, queimando gordura e cortando o apetite. Espantar o frio com uma boa...

A gordura do corredor

Você já deve ter visto aquela barriguinha que insiste em permanecer ali, grudada no abdome...

Actividades cotidianas que ajudam a emagrecer

Por mais saúde e uma qualidade de vida melhor, algumas pessoas travam uma batalha diária...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *