Skip to main content

Porque o desaquecimento é tão importante?

Corrida 0 Comment

maxresdefaultSe você costuma finalizar seus treinos repentinamente, está fazendo isso errado. Veja por que dedicar alguns minutos ao desaquecimento.

Depois daquele treino intenso e extenuante, é essencial ir parando aos poucos para que o corpo não sofra. Segundo Nelson Evêncio, treinador da assessoria desportiva que leva o seu nome, a prática do cool down (desaquecimento) não deve ser desprezada e precisa fazer parte do treino.

“O desaquecimento serve para fazer os batimentos cardíacos retornarem ao nível normal de maneira mais gradativa e para auxiliar de forma mais rápida a eliminação de resíduos metabólicos gerados durante o esforço, como o lactato”, explica o treinador.

Na corrida, o cool down pode ser um trote leve pós-treino ou um leve pedal. Segundo Evêncio, o trote irá estimular o sistema oxidativo a remover esses resíduos metabólicos que causam fadiga muscular e corporal. “Recomendo que essa prática seja feita em treinos mais intensos, como os intervalados, nos treinos de fartlek e depois de provas mais fortes”, complementa.

O que acontece com o corpo se não dedico alguns minutos ao desaquecimento?

A actividade intensa leva o corpo e a frequência cardíaca ao limite. Sem essa aclimatação, o corpo desacelera rapidamente, assim como a frequência cardíaca, o que pode causar tonturas e até desmaios. Por isso, reserve alguns minutos de pós-treino para não comprometer o resto de seu dia e não deixe de fazer alongamento para relaxar a musculatura e as articulações.

Fonte: www.webrun.com.br – Por Amanda Petro

Related Posts

6 erros comuns na hora de comprar seu calçado de corrida

Tanto para um novato quanto para um atleta experiente, comprar um novo calçado de corrida...

Postura na corrida

Braços e tronco bem-posicionados são fundamentais para sua mecânica de corrida ser eficiente. Confira os...

Dor nas pernas após as provas

Descubra o que causa esse incômodo, comum em corredores, e saiba como preveni-lo e tratá-lo...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *