Skip to main content

Polónia cria Ciclovia que brilha no escuro

Notícias 0 Comment

pplware_glowing-blue-bike-lane-tpa_01-720x480Andar de bicicleta é uma das formas mais ecológicas de viajar ou passear. Em Portugal, muito se tem feito no que toca à criação de ciclovias e infraestruturas dedicadas a quem usufrui da bicicleta, mas ainda não chegamos ao nível da Polónia.

Este país criou uma ciclovia que brilha no escuro e é recarregada pelo luz solar. Vamos conhecer esta fantástica inovação.

Este projecto, que tem um aspecto de pista de neons azuis, foi criado pelo TPA Instytut Badan Technicznych Sp. z o.o. A ideia é ter vias que possam ser iluminadas de noite mas que a energia seja captada pela luz do dia.

O material que compõe o piso é fósforo, um material sintético que pode gerar luz durante 10 horas seguidas, se carregado pelo sol durante todo o dia.

O segredo está nos Luminóforos

Esta pista, que foi construída perto da cidade de Lidzbark Warminski, na Polónia, foi inspirada na cliclovia “Noite Estrelada”, projectada pelo artista Daan Roosegaarde em Nuenen, uma cidade holandesa a cerca de 100 km ao sul de Amesterdão.

pplware_glowing-blue-bike-lane-tpa_03-720x444

Este projecto holandês, contudo, utilizou uma tecnologia muito diferente. Isto porque, na Holanda, usaram LEDs que são alimentados por energia solar, enquanto o projecto polaco depende inteiramente dos Luminóforos recarregados pela energia do sol.

pplware_glowing-blue-bike-lane-tpa_00-720x430

A via ainda está em fase de testes, mas há uma grande vontade de outros países em adoptar a ideia e implementar dentro de fronteiras. Os Luminóforos, ou partículas luminescentes utilizadas neste projecto, podem ter cores diferentes. Aqui foi escolhido o azul, cor que combina com o verde da paisagem pitoresca circundante.

Fonte: www.sapo.pt

Related Posts

Empresa pode economizar com funcionário corredor

Estimular a prática de actividade física dentro da empresa não só ajuda a melhorar o...

Jasmin Paris. A primeira mulher a vencer a ultramaratona de 439 km

A britânica Jasmin Paris tornou-se a primeira mulher a vencer a ultramaratona de 439 quilómetros...

Para que serve a máscara de Miguel Layún?

O mexicano Miguel Layún foi o primeiro a utilizar uma máscara que os jogadores da...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *