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Para pedalar melhor

Artigos, Ciclismo 0 Comment

The Urban Sports Club Berlin_smallCorrida pode render melhorias na condição física e auxiliar na performance sobre bicicleta.

Quer melhorar sua performance em cima da bicicleta, ganhar mais fôlego e ainda dar uma variada nos treinos? Então comece a correr já.

A corrida é um ótimo aliado do atleta que escolheu o ciclismo como desporto do coração. Além de acabar com a monotonia de praticar uma só modalidade, trocar em alguns dias da semana sua bike pelo ténis pode dar um gás danado em pouco tempo.

Corrida e ciclismo são esportes que trabalham de forma diferente os mesmos grupos musculares, mas trazem benefícios cardiovasculares bastante parecidos.

Na corrida, os quadríceps, panturrilha, glúteos e outros músculos e articulações continuam a ser exigidos, porém com intensidade e angulações distintas.

Por conta disso, cada uma das modalidades acaba desenvolvendo mais um tipo de fibra muscular. No ciclismo, é um desporto que necessita de força, solicita-se as chamadas fibras brancas, mais grossas e velozes, além de ricas em fosfatos e glicogênios, poderosamente energéticos.

Já na corrida aumenta-se as fibras vermelhas, finas e mais lentas, que se destacam por sua riqueza em enzimas de produção aeróbica de energia.

É só comparar as pernas de um ciclista com a de um corredor para notar a diferença: Enquanto as do biker são grossas, as do outro costumam ser finas.

Vá com calma

* Por causa da bike, o ciclista que começa a correr apresenta um bom condicionamento físico, mas isso não significa que seu corpo esteja adaptado ao novo desporto. Comece a correr devagar, afinal, você é um corredor iniciante.

* Assim como no ciclismo, a corrida exige equipamentos adequados. Escolha um ténis de corrida ideal para seu tipo de pé. Se for correr ao ar livre, não esqueça o boné e roupas leves.

* Quase ninguém corre com uma garrafinha de água na mão. Por isso, é importante hidratar-se bem antes e depois da corrida.

* Por ser um desporto de alto impacto, a corrida exige muito dos músculos e articulações. Alongar-se antes e, principalmente, depois é fundamental.

* Se alguma competição de bike estiver próxima, deixe para começar a correr depois. Concentre-se na prova de ciclismo. É comum um novo desporto provocar dores musculares, o que pode enfraquecer sua performance na bike.

* Dê tempo ao tempo. Se você pegar pesado logo de cara na corrida, pode se dar mal e prejudicar seus treinos de bike.

* Correr pode ser duro no início. Ao contrário do ciclismo, não é possível “descansar” enquanto se corre. Demora até que o novo corredor adapte sua respiração. E as pernas quase sempre doem nas primeiras semanas.

Não desista: Como bom ciclista, você está cansado de saber que persistência é essencial em qualquer modalidade desportiva. Não desanime!

Fonte: www.ativo.com

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