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Os principais exercícios educativos para corrida

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Os exercícios corretivos mais comuns e mais praticados para a corrida de rua são o Skipping baixo e alto, o Anfersen, o Dribling, o Hopserlauf e o Kick-Out;

Para saber mais sobre eles e como cada um deve ser executado eu fiz um breve resuminho para você, confira:

Skiping alto e Baixo:

Objetivo: Correção e amuamento do tamanho da passada;

Execução: corrida parada elevando o joelho até a altura do quadril(alto) e elevação de 45º no baixo. Manter os braços em um angulo de 90º.

Obs: A diferença do alto e baixo está no tipo de competição visada pelo atleta. Geralmente o Skiping alto é para provas de velocidade e curtas e o baixo para corredores de longa distância. Porém, nada impede que você execute os dois.

Anfersen:

Objetivo: Correção da parte anterior da corrida (perna para trás);

Execução: Corrida parada ou em deslocamento elevando o calcanhar até os glúteos (não precisa encostar) coordenado com o movimento de braço.

Dribling:

Objetivo: Fortalecer e aumentar a mobilidade do tornozelo;

Execução: Elevar o calcanhar alternadamente sem tirar os pés do chão(parado e em movimento), mais movimento lateral dos braços.

Hopserlauf:

Objetivo: Melhorar a postura do quadril;

Execução: Elevar pernas e braços alternadamente dando um pequeno salto a cada elevação. Pode ser feito parado ou em deslocamento.

Kick out:

Objetivo: Aumentar a amplitude da passada;

Execução: Correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.

Quando e onde executar os exercícios educativos?

Agora que você já aprendeu a importância dos exercícios educativos e como executar cada um deles, chegou a hora de introduzi-los na sua rotina de treinos.

Mas como fazer isto, em que momento e onde?

  • Opções para encaixar a rotina de educativos de corrida

Incluir os educativos como complemento do aquecimento nos treinos.

Você pode trotar uns 10 min e depois fazer alguns educativos antes do treino principal. Funciona bem tanto para os treinos intervalados como para o Fartlek.

Você pode fazer os corretivos no meio ou após algum treino leve ou regenerativo. Nesta opção você pode também correr alguns trechos descalço, o que é outro exercício educativo muito bom.

Ou você pode executar estes exercícios em um dia que você não vai correr. Por exemplo, no dia que você faz musculação. Lembre-se que o ideal é ter um profissional especializado a acompanha-lo nos treinos.

Fonte: www.30tododia.com.br

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