Skip to main content

Os cuidados para correr uma Maratona

Artigos, Maratona 0 Comment

765749Em uma Maratona frequência cardíaca (FC) durante a corrida deverá manter-se 78-85% da frequência máxima (e inclusive durante o treino), por duas a seis horas.

Isto leva a um esforço físico muito longo e vigoroso do organismo, o que pode levar alguns a riscos graves.

Alerta para as seguintes situações:

– Quem tem alguma doença do coração ou uma virose não curada.
– Queixas de dores no peito, palpitações, tonturas e falta de ar.
– Facilidade de desidratação.

Usuários de esteróides anabolizantes e energéticos não autorizados, e pior, com alerta médico do FDA norte-americano: Jack3D, Lipo 6 Black, Red Line, por conterem as perigosas 1,3 dimethylamylamine e methylhexanamine, de alto risco para o aparelho cardiovascular. São substâncias compradas por dezenas de pessoas via internet.

Risco de doença cardíaca no futuro

Muitas arritmias cardíacas benignas aparecem em atletas de alto rendimento amadores ou profissionais, mas podem ocorrer arritmias graves nos mais sensíveis.

É um alerta para quem não faz uma eficiente preparação médica e fisiológica. Danos cardíacos tem sido descobertos em muitos desses descuidados.

O uso de anti-inflamatórios sem prescrição ou indicação médica, usados até para evitar dores, pode provocar efeitos colaterais no coração e vasos, além de danos ortopédicos. Por mascararem a dor o aviso natural de problemas eles podem encobrir danos mais graves.

Prevenir é a solução

Só devem participar de maratonas aqueles que estejam em perfeitas condições de saúde. Os que não se prepararam adequadamente não devem participar desta que é uma longa corrida, tão desgastante.

Limite em duas as suas maratonas por ano, no máximo. Faça avaliação multiprofissional minuciosa, seis meses antes da maratona, incluindo o teste ergométrico até exaustão, com cardiologista que actue com o desporto.

Tenha orientações nutricionais só com profissional da área. Fuja dos curiosos não habilitados. Se informe sobre isotônicos, hidratos de carbono e suplementos alimentares.

Enfim, participar com segurança é o objectivo dos que gostam da maratona, um desafio delicioso para a maioria dos atletas e desportistas. Boa prova a todos!

Fonte: www.webrun.com.br – Por Dr. Nabil Ghorayeb

Related Posts

Saiba mais sobre a Fascite plantar e como trata-la

É uma das lesões mais conhecidas entre os corredores. Esta lesão pode também ser causada...

Condromalácia Patelar e suas características

Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, numa região chamada condilo femoral, que...

Peso livre ou aparelho?

Os exercícios de musculação podem ser realizados de duas formas: Em aparelhos ou com pesos...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *