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O que fazer logo após correr uma prova longa?

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141_1runner_for_webCorridas longas são o componente central de um programa de treinos. Mas a questão não se resume somente em como você as corre, mas também a maneira como você se recupera delas.

Os músculos se regeneram e tornam-se mais fortes durante os períodos de descanso que sucedem um período de intenso exercício. Então, para correr bem e manter-se livre de lesões, você deve seguir esta rotina de recuperação.

Hidrate-se: Beba de 240 a 480 ml de bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos e minerais perdidos durante a transpiração.

Mude de roupa: Seu corpo precisa resfriar-se; coloque roupas secas (até mesmo um top limpo no caso das mulheres) imediatamente para ajudar seu corpo a regular a temperatura.

Tome um duche: Água morna relaxa o sistema nervoso e ajuda seu corpo a reajustar a sua temperatura.

Faça Alongamentos: Fazer alongamentos até uma hora após o termino de sua corrida eleva a sua circulação sanguínea, o que ajuda na recuperação.

Alimente-se novamente: Uma vez que o seu estômago se assente, coma uma refeição que equilibre hidratos de carbono e proteínas para repor suas reservas de glicogênio (energia) e regenerar músculos lesionados.

Fique na horizontal: Sonecas são ideais, mas você irá se beneficiar até mesmo deitando entre 15 a 30 minutos com seus pés para cima (isso promove circulação e diminui os batimentos cardíacos).

Refresque-se: À noite, se molhe em um banho fresco ou frio por dez minutos para ajudar a recuperação muscular e evitar dores no dia seguinte.

Massageie-se: Uma massagem desportiva pode ser muito intensa após uma longa corrida; massageando seus próprios músculos ajuda você a regular o seu nível de conforto. Mas é uma ótima opção para complementar sua preparação pré prova. O ideal é fazer massagem até 48 antes de sua corrida, focando os principais músculos utilizados.

A massagem não substitui o desaquecimento e muito menos o alongamento, que tem a função de restaurar o comprimento original do músculo. Dependendo do tipo de massagem, não espere que ela seja 100% prazerosa. Se os músculos estiverem muito doloridos, os movimentos da massagem podem ser um pouco desconfortáveis, mas nem por isso menos benéficos.

Fonte: www.webrun.com.br – Por Aulus Sellmer

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