Skip to main content

O que fazer logo após correr uma prova longa?

Artigos, Maratona 0 Comment

141_1runner_for_webCorridas longas são o componente central de um programa de treinos. Mas a questão não se resume somente em como você as corre, mas também a maneira como você se recupera delas.

Os músculos se regeneram e tornam-se mais fortes durante os períodos de descanso que sucedem um período de intenso exercício. Então, para correr bem e manter-se livre de lesões, você deve seguir esta rotina de recuperação.

Hidrate-se: Beba de 240 a 480 ml de bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos e minerais perdidos durante a transpiração.

Mude de roupa: Seu corpo precisa resfriar-se; coloque roupas secas (até mesmo um top limpo no caso das mulheres) imediatamente para ajudar seu corpo a regular a temperatura.

Tome um duche: Água morna relaxa o sistema nervoso e ajuda seu corpo a reajustar a sua temperatura.

Faça Alongamentos: Fazer alongamentos até uma hora após o termino de sua corrida eleva a sua circulação sanguínea, o que ajuda na recuperação.

Alimente-se novamente: Uma vez que o seu estômago se assente, coma uma refeição que equilibre hidratos de carbono e proteínas para repor suas reservas de glicogênio (energia) e regenerar músculos lesionados.

Fique na horizontal: Sonecas são ideais, mas você irá se beneficiar até mesmo deitando entre 15 a 30 minutos com seus pés para cima (isso promove circulação e diminui os batimentos cardíacos).

Refresque-se: À noite, se molhe em um banho fresco ou frio por dez minutos para ajudar a recuperação muscular e evitar dores no dia seguinte.

Massageie-se: Uma massagem desportiva pode ser muito intensa após uma longa corrida; massageando seus próprios músculos ajuda você a regular o seu nível de conforto. Mas é uma ótima opção para complementar sua preparação pré prova. O ideal é fazer massagem até 48 antes de sua corrida, focando os principais músculos utilizados.

A massagem não substitui o desaquecimento e muito menos o alongamento, que tem a função de restaurar o comprimento original do músculo. Dependendo do tipo de massagem, não espere que ela seja 100% prazerosa. Se os músculos estiverem muito doloridos, os movimentos da massagem podem ser um pouco desconfortáveis, mas nem por isso menos benéficos.

Fonte: www.webrun.com.br – Por Aulus Sellmer

Related Posts

4 treinos intervalados para você ficar mais veloz

Deseja ficar mais veloz? Quer atacar e manter sua posição à frente do pelotão? Quer...

Cuidados com os freios

O ciclismo de estrada é pura velocidade, até você acionar os freios da bike em...

Correr ou não resfriado?

Esta é uma dúvida que poucas vezes atinge o corredor de verdade, entusiasta das passadas....

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *