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O que é tendinite patelar?

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joelho_getO tendão patelar está localizado bem abaixo da patela e faz a ligação entre ela e o osso da perna (tíbia). A tendinite patelar, também, chamada de “joelho de saltador”, é a inflamação deste tendão, causando dor nesta região.

Como ocorre?

A actividade que mais causa a tendinite patelar é o salto realizado excessivamente. Outras actividades que podem causar a tendinite patelar, quando realizadas repetidamente, são: Correr, caminhar e andar de bicicleta. Todas essas actividades causam estresse no tendão patelar, podendo levar à inflamação.

Tendinite patelar também pode ocorrer em pessoas que possuem um desalinhamento dos membros inferiores, como: Ancas largas, joelhos valgos ou pés com arcos que se chocam quando você corre ou anda (pé chato), condição que se chama pronação acentuada.

Quais são os sintomas?

• Dor e sensibilidade ao redor do tendão patelar;
• Edema no joelho ou onde o tendão patelar se conecta ao osso da perna;
• Dor ao saltar, correr ou caminhar, especialmente ladeira ou escada abaixo;
• Dor ao dobrar ou esticar a perna;
• Sensibilidade na parte de trás da patela.

Como é diagnosticada?

O médico examinará o joelho procurando por sensibilidade no tendão patelar. Ele pode pedir para o paciente correr, saltar ou agachar para saber se esses exercícios causam dor. Os pés serão examinados para descobrir se há pronação acentuada. O médico poderá pedir raios-x do joelho.

Como é tratada?

• Aplicação de compressas de gelo sobre a área por 8 minutos, seguidos de 3 minutos sem gelo, repetindo até completar o ciclo total de 30 minutos, por 3 ou 4 dias ou até que a dor desapareça.
• Uso de medicamentos antiinflamatórios, prescritos pelo médico.
• Uso de uma faixa para ser colocada sobre o tendão patelar, chamada tira-infra-patelar. A tira irá amparar o tendão patelar visando evitar desgaste e dor nele.
• Uso de suportes para o arco, feitos sob medida, em caso de pronação acentuada.

Durante a recuperação da lesão, o desporto ou a actividade, anteriormente praticados, devem ser mudados para outros que piorem a condição. Por exemplo: Nadar ao invés de jogar basquete.

Quando retornar ao desporto ou à actividade ?

O objectivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao desporto ou à actividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente.

Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao desporto ou à actividade, não existe um tempo exacto, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.

O retorno ao desporto acontecerá, seguramente, quando o paciente

• Puder dobrar e esticar totalmente o joelho, sem sentir dor,
• Possuir total força da perna lesionada, em comparação à outra perna;
• Não possuir mais edema no joelho;
• Puder correr em linha recta, sem sentir dor ou mancar;
• Puder correr em linha recta a toda velocidade, sem mancar;
• Puder fazer viradas bruscas a 45º;
• Puder fazer viradas bruscas a 90º;
• Puder pular com ambas as pernas e depois somente com a perna lesionada, sem sentir dor.

Como evitá-la?

A tendinite patelar é comummente causada por desgaste durante actividades como salto ou corrida. A melhor maneira de evitá-la é possuir fortes músculos nas coxas e um bom alongamento das pernas.

Fonte: www.fisiomovimento.com

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