Skip to main content

O que é Detox?

Artigos, Nutrição 0 Comment

detox_articleDetox é um dos termos mais em evidência atualmente. Contudo, você sabe o que significa isso? “Seu principal objetivo é auxiliar na eliminação de toxinas do nosso organismo, ou seja, fazer uma ‘limpeza interna’, eliminando substâncias estranhas que ficam acumuladas no nosso corpo ao longo do dia”.

De acordo com a especialista, a destoxificação é um processo natural do organismo e que ocorre em todas as células do corpo em especial no fígado e intestino.

“Neste processo, as toxinas sofrem a ação de enzimas que modificam sua estrutura química, fazendo com que elas sejam eliminadas do nosso organismo por meio das fezes e da urina”, diz.

“Uma má alimentação influencia de forma negativa nesse processo”, lembra a especialista. “Uma alimentação equilibrada e rica em alimentos com poder destoxificante ajuda, e muito, na eliminação de toxinas do nosso organismo, já que o processo de destoxificação exige uma serie de nutrientes e compostos bioativos.”

Conheça cinco alimentos com ação detox e seus benefícios para o corpo:

Chá verde

É rico em antocianinas, substâncias que apresentam potente ação antioxidante, ou seja, que atua neutralizando os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.

A American Dietetic Association (ADA) recomenda o consumo de 4 a 7 xícaras de chá verde por dia. Entretanto, o ideal é consultar um nutricionista para avaliar nossas necessidades de forma individual.

Além disso, vale ressaltar que é bom evitar seu consumo a noite, pois ele contém cafeína, podendo causar insônia em pessoas mais sensíveis. Também é contraindicado consumir logo após as refeições para não prejudicar a absorção de nutrientes como cálcio e ferro.

Vegetais crucíferos (brócolis, couve flor, repolho, rabanete, couve, entre outros)

São cheios de glicosilatos, que ativam enzimas dedetoxificação do fígado. Eles também são ricos em isotiacianatos e indóis, compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

Os vegetais crucíferos podem ser incluídos nas principais refeições (almoço e jantar) ou até mesmo em receitas de sucos. Ainda não existe uma quantidade ideal de consumo estabelecida para os vegetais crucíferos.

Cuidados: Quem tem problemas de tireoide deve ficar atento ao consumo destes vegetais crus, principalmente a cru, não devendo consumir todos os dias.

Própolis

É um produto produzido pelas abelhas e possui diversos benefícios à saúde, incluindo ação antioxidante, antibacteriana, antisséptica, anti-inflamatória e antibiótica, além de favorecer o processo de cicatrização e a eliminação de toxinas.

O própolis pode ser encontrado de diferentes formas, seja na forma liquida, spray ou cápsulas. Desta forma, o ideal é seguir a recomendação do fabricante ou a orientação de um médico e/ou nutricionista.

Alcachofra

É rica em vitaminas e minerais, tais como vitaminas do complexo B, vitamina A, fósforo, ferro e cálcio. Além disso, ela contém um tanino, eficiente antidiarreico, e também um composto chamado cinarina, que é excelente como regulador do nosso fígado.

Pode ser consumido cozido, ou incluído em diversas preparações (fundo da alcachofra), e suas folhas também podem ser consumidas na forma de chá. Não existe uma quantidade ideal para o seu consumo.

Limão

É uma fruta cítrica e rica em vitamina C, nutriente com potente ação antioxidante, que auxilia a combater os danos causados pelo excesso de radicais livres no nosso organismo.

Contribui para fortalecer nosso sistema imunológico e ajuda o fígado a eliminar substâncias estranhas do nosso organismo. Pode-se consumir um limão por dia, na forma de limonada (sem açúcar).

Fonte: www.suacorrida.com.br

Related Posts

Relatos de um IRONMAN

Ironman Brasil: Ainda em dúvida se faço um relato detalhado ou não, vou começar a...

Respira como um profissional. 3 erros, 3 dicas

Na natação a técnica é tudo. E se expirar é importante, a verdade é que...

O sonho Ironman. Motive-se!

Um sonho para alguns, um desafio para outros. IRONMAN é uma declaração de paixão, persistência...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *