Skip to main content

Natação para corredores

Artigos, Natação 0 Comment

CORRIDANadar e correr pode ser uma grande combinação para quem busca melhores resultados.

Corredores estão sempre buscando novos métodos para melhorar seus tempos. Cair na piscina e nadar pode ajudar e muito no aumento do desempenho.

“É uma actividade que quase não gera lesões, por não haver impacto”, explica Paulo Rennó, director técnico da assessoria desportiva homônima, de São Paulo – Brasil.

“É um óptimo exercício para ser feito em paralelo à corrida”, conta o treinador. “Ajuda no relaxamento muscular e na prevenção de lesões, já que fortalece a musculatura”, completa.

O tratamento na água também pode auxiliar atletas em recuperação de lesões dos membros inferiores, segundo Rennó.

“Para corredores que nunca nadaram, o ideal são treinos de 20 minutos”, diz o especialista. “O aumento deve ser gradativo, chegando até à uma hora de treino.”Rennó dá a dica de quando nadar.

“Intercale um dia de treino de corrida com outro dia de natação.” Para o treinador, nadar de duas a quatro vezes por semana é suficiente para os corredores.“É importante levar em consideração qual é a intensidade do treino de corrida”, lembra.

“Por exemplo: Se o atleta correu uma distância muito longa ou numa intensidade muito forte, o ideal é nadar bem leve no dia seguinte”, garante.

A natação tem quatro estilos básicos: crawl, peito, costas e borboleta. De acordo com o especialista, “todos eles são óptimos para os corredores, já que cada um pode auxiliar de uma maneira diferente.

”O desporto aquático também ajuda o corredor de outras maneiras. “As capacidades motora e cognitiva do atleta são muito desenvolvidas com a corrida”, conta o treinador.

Muitos corredores tem o tempo curto e não podem treinar todos os dias. “Não há problemas em correr e nadar no mesmo dia, desde que a natação seja bem leve e, preferencialmente, no estilo crawl.

”Por último, a respiração é muito importante e nadar ajuda a melhorar sua capacidade respiratória. “Ela ajuda na parte do relaxamento e concentração no momento de uma corrida” finaliza Rennó.

Fonte: www.o2porminuto.ativo.com

Related Posts

IRONMAN. O grande dia!

Nadar 3.800 metros, pedalar 180Km e correr uma maratona 42.195m... Considerada por muitos a prova...

A famosa dor do lado

Quem já não sentiu durante uma corrida aquela pontada forte embaixo das costelas que, às...

Determinação, persistência, coragem.. IRONMAN Triathlon

Realizado todos os anos no mês de Outubro no Hawaii é o maior evento do...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *