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Musculação na fase do crescimento

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Dumbell-Background3A musculação quando muito bem orientada e acompanhada por um profissional da área de Educação Física pode ser um estímulo ao crescimento do organismo.

A prática de musculação para adolescentes auxilia para um maior desenvolvimento na resistência, força e performance muscular, claro que dependendo do treinamento e do objetivo desejado.

Na opinião do Prof. Fábio Bucheroni, a musculação para os adolescentes é de importância para o crescimento muscular e ósseo, pois a partir de uma carga adequada que não exija muito dos tendões e ligamentos é possível iniciar um processo de adaptação muscular sem prejudica-los.

A carga ideal para se começar a musculação pode ser definida de diversas maneiras, mas cabe ao professor responsável avaliá-la e perceber através de seus conhecimentos e “feelling” se realmente esta propícia para o adolescente em questão.

Se a carga estiver acima do ideal (pesada), em que o adolescente sinta dificuldade de erguê-la, é melhor prestar atenção, porque quando muito pesada pode prejudicar o crescimento do organismo, forçando suas articulações.

Neste caso, se continuar com a carga pesada poderá ocorrer o fechamento precoce dos discos epifisários, interferindo no crescimento. O crescimento ósseo ocorre na epífise, que expande-se constantemente durante a infância e adolescência.

Portanto, a musculação deve ter um acompanhamento e uma orientação constante de extrema importância quanto a resistência, tônus, fortalecimento e até mesmo de adaptação muscular para os adolescentes. Uma carga ótima é aquela que produz tensão óssea e alongamento na musculatura, auxiliando assim, o crescimento corporal.

De outra forma, esta atividade torna-se um perigo para os adolescentes praticantes, pois acarretaria danos ao desenvolvimento e crescimento do organismo.

Possíveis danos da Musculação ou de qualquer atividade física sem orientação adequada ou em excesso para os adolescentes:

*Hipófise: O stress físico prejudica a liberação de hormônios sexuais por essa glândula, retardando o crescimento de pelos e o desenvolvimento dos órgãos genitais.

*Coração: Um desequilíbrio hormonal causado por esforço ameaça o amadurecimento do músculo cardíaco.

*Músculos: Cargas muitas pesadas na adolescência fazem com que os músculos percam a elasticidade, tornando-se mais curtos e comprometendo as articulações.

*Tendões: Estão em processo de formação na adolescência. Uma tração exagerada da massa muscular sobre os tendões pode causar inflamação (tendinites).

*Ossos: Exercícios com muita carga comprometem a estrutura dos ossos, logo o adolescente corre o risco de não crescer o quanto poderia.

Fonte: www.drsergio.com

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