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Lesões mais comuns na natação

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swimA maior parte dos atletas praticantes de natação acabam com o passar do tempo lesionando o ombro, devido a treinos extensos com elevação repetitiva do braço acima da cabeça, gerando microtraumatismos.

Este é resultado da aplicação de estresse de alta intensidade diariamente sobre a articulação do ombro. Este é formado por um conjunto de articulações que juntamente com seus ligamentos, o complexo do manguito rotador e a musculatura responsável pela estabilização da cabeça do úmero, que trabalham em conjunto para produzir e controlar os diferentes movimentos do complexo articular do ombro.

Os principais movimentos realizados por este complexo é flexão e extensão, adução, abdução e rotação interna e externa do ombro.

Lesões mais comuns na natação: 

Síndrome do Impacto: Esta envolve o tendão do músculo supra-espinal, neste caso ele não estabilizará a cabeça do úmero dentro da glenóide fazendo com que o tubérculo maior do úmero choque com o arco coracoacromial. Principal sintoma: Dor após 90 graus de abdução do ombro.

Tendinite da cabeça longa do Bíceps: É a inflamação do tendão da cabeça longa do bíceps na sua extremidade superior, causada principalmente pelo desequilíbrio muscular entre os músculos rotadores internos e externos.
 
Principal sintoma: Dor na região ântero-superior do ombro.

Instabilidade multidirecional: É causado pela frouxidão ligamentar e capsular generalizada. Principal sintoma: Dor em todo o complexo articular do ombro.

Tratamento

O tratamento para estas três lesões descritas acima consiste inicialmente de analgesia. Passado o período de dor e inflamação, deverá ser feito alongamento e fortalecimento para todos os músculos estabilizadores do ombro, juntamente com exercícios para manutenção da amplitude de movimento e decoaptação desta articulação.

Como Preveni-las? 

A prevenção é feita através de alongamento e principalmente fortalecimento de toda musculatura estabilizadora do ombro. Lembrando que os alongamentos devem ser feitos sempre antes dos exercícios de fortalecimento e também da prática de natação.

Fonte: www.ativo.com – Por Gabriela Cunha

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