Skip to main content

IRONMAN 70.3 Cascais. Atletas da casa no pódio!

Notícias 0 Comment
imageVanessa Fernandes é a grande vencedora da estreia portuguesa do IRONMAN 70.3. Uma vitória da atleta radicada em Cascais e que recentemente regressou às competições desportivas. “Ganhar aqui teve um sabor muito especial. Foi um bónus daquilo que tenho feito!”
Numa manhã emocionante em que até o vento parou para proporcionar aos atletas uma verdadeira piscina de águas abertas na zona da Baía, a estreia nacional de uma prova IRONMAN, neste caso na distância de 70.3 milhas (113 km) não podia ter sido melhor.
“Em Cascais sabemos receber e gostamos de o fazer. Estão presentes atletas de 66 nacionalidades diferentes, ou seja, temos todos os continentes representados.
Cascais será falado nesses países, em alguns até pela primeira vez, um impacto muito positivo para o nosso concelho que se estima num retorno financeiro de cerca de 6 milhões de euros na economia local”, reafirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura do evento.
A primeira subida ao pódio teve lugar logo após a chegada dos atletas profissionais e contou com a presença de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
“É uma prova dura, de superação em que há alturas em que, se calhar, queres desistir”, confessou Vanessa Fernandes, primeira atleta feminina a cortar a meta com o tempo de 4 horas, 33 minutos e 12 segundos.
“Mas temos de ter muita calma, ponderação e aguentar”, reforçou. Considerando ter feito um “upgrade” na sua prestação desportiva, a atleta que, em novembro de 2016, trocou o norte por Cascais, destaca: “o mais importante é a atitude!”, e agradeceu aquilo que considerou ser um bónus, na sua carreira: “ganhar esta prova aqui, onde me acolheram tão bem, teve um sabor muito especial!”
Com 04:15:36, Bruno Pais, atleta do Estoril-Praia, classificou-se no terceiro lugar do pódio masculino, em que a vitória coube ao francês Dennis Chevrot, e não poupou elogios à 3iron sports: “a organização está de parabéns. Toda a prova esteva espetacular, o cenário é único!”
O facto de tanto o pódio masculino como o feminino terem registado presenças portuguesas, ambas ligadas a Cascais, proporcionando um pleno para a organização que, nas palavras de Jorge Paulo Pereira, diretor da prova: “cumpriu todas as expectativas”.
“A partida foi arrepiante e emocionante”, salientou Jorge Paulo Pereira, da 3ironsports, empresa responsável pela organização e diretor da prova.
Para o também atleta e pai de atletas, o segredo para o evento desportivo que preencheu a Baía de Cassais com uma enorme moldura humana e que, através das redes socias levou o cenário de Cascais a milhares de pessoas pelo mundo fora, descreve-se me três parâmetros: uma prova de natação “fluida e variada que permitiu mostrar que a Baía de Cascais é um excelente local para natação em águas abertas”, um segmento de ciclismo com “percursos inspiradores”, que mostrou não só a Marginal, mas também o interior do concelho, com passagem pelo Circuito do Estoril e pelo Parque Natural de Sintra-Cascais; e uma corrida “bastante rápida com passagem pelos pontos mais icónicos de Cascais”.
A prova, que regressa a 30 de setembro de 2018, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, bem como o trabalho de dezenas de voluntários e o resultado está à vista como refere Jorge Paulo Pereira: “antes desta edição já estava a pensar nas próximas”. E acrescenta: “já temos tudo preparado para a full distance (dado que a prova que se realizou é meia distância) que vai acontecer em Portugal e connosco!”
Resultados Masculinos profissionais Ironman 70.3 Portugal:
1 Chevrot, Denis (FRA), 03:55:02
2 Koutny, Philipp (SUI), 03:57:45
3 Pais, Bruno (POR), 04:15:36
4 Tejero, Ivan (ESP), 04:22:42
5 Verniau, Mathias (FRA), 04:26:27
6 Hancock, Tim (GBR), 04:27:26
7 Pascual Sales, Jordi (ESP), 04:29:39
Femininos profissionais top 5 Ironman 70.3 Portugal:
1 Fernandes, Vanessa (POR), 04:33:12
2 Loehr Munoz, Sarah (ESP), 04:34:02
3 Gehnboeck, Sylvia (AUT), 04:36:42
4 Thoren, Annie (SWE), 04:37:47
5 Castro, Saleta (ESP), 04:39:33

Related Posts

Cinco motivos para ter um técnico

Técnico. Ter ou não ter? Eis a questão… Ter  o acompanhamento de um profissional de...

Novos tratamentos para Parkinson

Um estudo recente, no qual participou um médico português, identificou alterações neuroquímicas na doença de...

Ironman 70.3 Cascais será um evento que ficará na memória de todos

No próximo dia 03 de setembro chega a Portugal um grande evento: o Ironman 70.3...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *