Skip to main content

IRONMAN 70.3 Cascais. Atletas da casa no pódio!

Notícias 0 Comment
imageVanessa Fernandes é a grande vencedora da estreia portuguesa do IRONMAN 70.3. Uma vitória da atleta radicada em Cascais e que recentemente regressou às competições desportivas. “Ganhar aqui teve um sabor muito especial. Foi um bónus daquilo que tenho feito!”
Numa manhã emocionante em que até o vento parou para proporcionar aos atletas uma verdadeira piscina de águas abertas na zona da Baía, a estreia nacional de uma prova IRONMAN, neste caso na distância de 70.3 milhas (113 km) não podia ter sido melhor.
“Em Cascais sabemos receber e gostamos de o fazer. Estão presentes atletas de 66 nacionalidades diferentes, ou seja, temos todos os continentes representados.
Cascais será falado nesses países, em alguns até pela primeira vez, um impacto muito positivo para o nosso concelho que se estima num retorno financeiro de cerca de 6 milhões de euros na economia local”, reafirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura do evento.
A primeira subida ao pódio teve lugar logo após a chegada dos atletas profissionais e contou com a presença de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
“É uma prova dura, de superação em que há alturas em que, se calhar, queres desistir”, confessou Vanessa Fernandes, primeira atleta feminina a cortar a meta com o tempo de 4 horas, 33 minutos e 12 segundos.
“Mas temos de ter muita calma, ponderação e aguentar”, reforçou. Considerando ter feito um “upgrade” na sua prestação desportiva, a atleta que, em novembro de 2016, trocou o norte por Cascais, destaca: “o mais importante é a atitude!”, e agradeceu aquilo que considerou ser um bónus, na sua carreira: “ganhar esta prova aqui, onde me acolheram tão bem, teve um sabor muito especial!”
Com 04:15:36, Bruno Pais, atleta do Estoril-Praia, classificou-se no terceiro lugar do pódio masculino, em que a vitória coube ao francês Dennis Chevrot, e não poupou elogios à 3iron sports: “a organização está de parabéns. Toda a prova esteva espetacular, o cenário é único!”
O facto de tanto o pódio masculino como o feminino terem registado presenças portuguesas, ambas ligadas a Cascais, proporcionando um pleno para a organização que, nas palavras de Jorge Paulo Pereira, diretor da prova: “cumpriu todas as expectativas”.
“A partida foi arrepiante e emocionante”, salientou Jorge Paulo Pereira, da 3ironsports, empresa responsável pela organização e diretor da prova.
Para o também atleta e pai de atletas, o segredo para o evento desportivo que preencheu a Baía de Cassais com uma enorme moldura humana e que, através das redes socias levou o cenário de Cascais a milhares de pessoas pelo mundo fora, descreve-se me três parâmetros: uma prova de natação “fluida e variada que permitiu mostrar que a Baía de Cascais é um excelente local para natação em águas abertas”, um segmento de ciclismo com “percursos inspiradores”, que mostrou não só a Marginal, mas também o interior do concelho, com passagem pelo Circuito do Estoril e pelo Parque Natural de Sintra-Cascais; e uma corrida “bastante rápida com passagem pelos pontos mais icónicos de Cascais”.
A prova, que regressa a 30 de setembro de 2018, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, bem como o trabalho de dezenas de voluntários e o resultado está à vista como refere Jorge Paulo Pereira: “antes desta edição já estava a pensar nas próximas”. E acrescenta: “já temos tudo preparado para a full distance (dado que a prova que se realizou é meia distância) que vai acontecer em Portugal e connosco!”
Resultados Masculinos profissionais Ironman 70.3 Portugal:
1 Chevrot, Denis (FRA), 03:55:02
2 Koutny, Philipp (SUI), 03:57:45
3 Pais, Bruno (POR), 04:15:36
4 Tejero, Ivan (ESP), 04:22:42
5 Verniau, Mathias (FRA), 04:26:27
6 Hancock, Tim (GBR), 04:27:26
7 Pascual Sales, Jordi (ESP), 04:29:39
Femininos profissionais top 5 Ironman 70.3 Portugal:
1 Fernandes, Vanessa (POR), 04:33:12
2 Loehr Munoz, Sarah (ESP), 04:34:02
3 Gehnboeck, Sylvia (AUT), 04:36:42
4 Thoren, Annie (SWE), 04:37:47
5 Castro, Saleta (ESP), 04:39:33

Related Posts

Ironman 70.3 em Portugal: Triatletas do Mundo invadem Cascais

O próximo dia 3 de Setembro vai ser um dia especial para o triatlo e...

Lange vence Ironman com quebra de recorde no Havaí

O alemão Patrick Lange conquistou neste sábado (14) o título da categoria masculina no Campeonato...

Cinco Ironman, em cinco dias, em cinco ilhas.. Ele é portugues!

José Massuça completou o EPIC 5 Challenge. A mítica prova de ultra-resistência de Triatlo decorreu...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *