Skip to main content

A importância de dormir bem para quem treina

Saúde 0 Comment

Frequentemente é descurada a importância de dormir bem. É durante o sono que se dão as adaptações ao treino e, sem este não há resultados.

Se há aspeto que é descurado nos dias de hoje é o sono. Pelos mais diversos motivos, por vezes é difícil ter uma boa rotina de sono, quer seja por dificuldade em adormecer ou mesmo por acordar diversas vezes à noite. Tudo isto terá impacto no número de horas de descanso, com consequências nefastas para a saúde. Por vezes é descurada a importância de dormir bem para quem treina, uma vez que é durante o descanso que se dão as adaptações ao treino, e sem este não há rotina de treino que produza efeitos.

Lembre-se que os resultados não são conseguidos no ginásio. Este representa apenas o estímulo para o seu objetivo, quer seja ele o aumento de massa muscular ou a perda de massa gorda. Sendo o exercício físico o estímulo, e a alimentação o combustível, o descanso representa o período de recuperação no qual os seus resultados se irão consolidar.

A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM: FACTOS A SABER

1- Sono e massa muscular

O sono é essencial para as funções orgânicas, celulares e sistémicas no organismo. A falta do mesmo apresenta consequências negativas para a saúde, nomeadamente no processo de regulação da glicose, pressão arterial, processo cognitivo e regulação hormonal.

Dentro das alterações hormonais, a mais evidente é o aumento na produção de cortisol e a redução da testosterona. As consequências serão então a diminuição da síntese proteica e o aumento da degradação das mesmas, processo conhecido como catabolismo muscular, conduzindo então a uma perda de massa muscular e diminuindo também o processo de recuperação pós-treino.

Para além destes factos, fica também aumentado o risco de lesões e de certas condições associadas a atrofia muscular, como é o caso da sarcopenia, a qual representa o processo de perda de massa muscularassociado ao avanço da idade.

2- Sono e metabolismo

Mudanças no metabolismo da glicose e funções endócrinas, resultado de privação parcial do sono, podem resultar numa alteração do metabolismo dos hidratos de carbono, apetite e síntese proteica, este último abordado anteriormente.

Como consequência da alteração no metabolismo da glicose, aumenta exponencialmente a probabilidade de surgir diabetes tipo 2. Estudos demonstram que a falta de horas de sono irá provocar uma resistência à insulina, um precursor da diabetes. O papel da insulina é ajudar o corpo a dar uso à glicose como fonte de energia, sendo que quando há uma resistência à insulina, a consequência direta é o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

3- Sono e recuperação

A importância de dormir bem não se restringe somente a alterações metabólicas, mas também a alterações no padrão de funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), atuando como um “carregar de baterias”.

Se o Sistema Nervoso Central não recuperar durante uma boa noite de sono, tal irá ter consequências negativas no processo de recuperação muscular, diminuindo, por conseguinte, a capacidade de contração muscular e tempo de reação, ficando o corpo mais lento, fraco e menos coordenado.

É durante o sono que se dão as alterações no organismo, sendo fulcral que este seja adequado para que se dêm as adaptações ao treino. O sistema endócrino está fortemente ativo durante o sono, e é durante o descanso que este sistema segrega as maiores quantidades de hormona de crescimento e testosterona que serão responsáveis por aumentar a síntese proteica (aumento de massa muscular).

Quer potenciar ao máximo os seus resultados? Alimente-se bem, treine de forma adequada e descanse o suficiente!

Fonte: www.vidaativa.pt

Related Posts

Sete factores que prejudicam os resultado do treino

É comum encontrar praticantes de actividade física se queixando que os exercícios não estão causando...

Antidepressivos naturais

Formas naturais de combater os sentimentos de tristeza que, uma vez por outra, nos atingem...

Anorexia e Vigorexia. Saiba mais…

A excessiva valorização da estética pela sociedade moderna tem feito suas vítimas tanto entre os...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *