Skip to main content

A importância da musculação

Artigos, Musculação 0 Comment

musculação-e-emagrecimento-rep-plano-aeróbicoExercícios de força aumentam a potência de um músculo específico desafiando-o com alguma resistência. Isso pode ser feito com pesos, faixas elásticas ou até com o próprio corpo.

O método mais comum é levantar e baixar um peso devagar visando a um músculo ou grupo de músculos.

Se você acha que esse é o melhor tipo de exercício para jovens, pense de novo. Essa é, provavelmente, a forma mais importante de se exercitar para prevenir a fragilidade e as deficiências associadas ao envelhecimento. Por quê? Sem a força muscular, a capacidade de andar, sentar-se, ficar de pé e se abaixar diminui.

Quando idosos se esforçam para se levantar e andar, a razão é uma só: A força muscular deles diminuiu. Sim, lesões ou doenças podem ter limitado a capacidade deles de praticar alguma actividade física, mas, na verdade, são os músculos fracos que limitam a mobilidade. E apenas músculos mais saudáveis conseguidos por meio de exercícios de força podem devolver essa mobilidade.

Exercícios de força trazem outros benefícios importantes. Eles reduzem o risco e os sintomas de osteoporose, doenças cardíacas, artrite e diabetes tipo 2. Também ajudam a melhorar o sono e a reduzir o risco de depressão. Um estudo descobriu que eles melhoram o equilíbrio até em pessoas de meia-idade, que você acha que não teriam problemas de equilíbrio.

Você pensa que exercícios de força são muito difíceis ou que não tem habilidade para fazê-los? A verdade é que esse tipo de actividade em geral cansa menos do que as actividades aeróbicas e podem ser feitas em um lugar e com tempo limitados. Você precisa de poucos equipamentos apenas alguns halteres, mas a maneira de fazê-los é essencial. E o melhor é que você verá resultados em algumas semanas.

Além disso, exercícios de força aceleram o metabolismo em quase 15%, o que ajuda a perder peso. Talvez seja por isso que, mais do que nunca, pessoas acima de 65 anos começam a fazer actividades para aumentar a força.

Uma coisa importante de se lembrar ao fazer exercícios é que músculos pesam mais do que gordura. Ao começar a se exercitar, você fortalece os músculos e perde gordura, por isso pode perder flacidez sem perder peso.

Fonte: www.yahoo.com.br

Related Posts

Como ter um bom desempenho na natação?

Pode parecer mentira….mas treinar todos os dias sem se concentrar em um objectivo específico não...

05 dicas para fazer sua primeira Maratona

São 42 km de chão pela frente e o cansaço é o grande adversário. Alguns...

Treinos por tempo ou distância?

Apesar de ser um desporto simples e fácil de se praticar, a corrida possui suas...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *