Skip to main content

Hipertrofia em mulheres

Artigos, Musculação 0 Comment

musculacao-femininaMesmo quando mulheres e homens obtêm similares ganhos em força, a hipertrofia (aumento muscular) nas mulheres, geralmente, não é da mesma magnitude que a alcançada pelos homens.

A hipertrofia muscular é regulada pelo hormônio testosterona, que é encontrado em níveis muito maiores em homens do que em mulheres normais. Desta forma, mulheres engajadas em treino com pesos não devem se preocupar com maciços ganhos de massa muscular.

Mulheres que praticam culturismo, normalmente tomam esteróides anabólicos (testosterona) e outros medicamentos para que possam ter os ganhos em massa muscular optimizado; porém acabam por correr o risco de uma série de efeitos colaterais.

O efeito masculinizante ou o medo de ficar com músculos exageradamente grandes não é mais motivo para fugir da sala de musculação, pelo contrario a musculação é ideal para adquirir músculos firmes e contornos arredondados (definição) além da redução de gordura corporal.

Quais os pontos importantes?

Os abdominais acabam, novamente, por ser a parte do corpo mais importante a ser desenvolvida. O peito também é um local a exercitar de forma a torná-lo mais firme. Ao nível da cintura, as coxas e os glúteos também são partes do corpo a serem trabalhadas. As costas terão também de ser trabalhadas, principalmente à zona dorsal. A flacidez é algo comum nas mulheres, pelo que é muito importante desenvolver os triceps.

Qual o tipo de treino que devo fazer?

Após o aquecimento normal, poderá tanto fazer series curtas ou longas, dependendo do que pretendem com o seu treino. Se o pretendido é mais força muscular, então será necessário vocacionar-se nas séries curtas. Pelo contrário se o pretendido for perder alguma gordura, então dedique-se às series longas. Estas últimas normalmente são mais focadas para as zonas onde a gordura se situa em maior quantidade, daí ajudarem no emagrecimento.

Os treinos têm de ser feitos de forma contínua e não apenas duas vezes por semana, pois com estes intervalos perde-se todos os ganhos.

Mesmo se quiser apenas perder peso ou ganhar massa muscular, uma coisa não dispensa a outra. É importante fazer os dois tipos de treino de forma a conseguir equilibrar tanto o corpo como a mente. Treino muscular e cardiovascular é algo muito importante. Bons treinos!

Por Claudio Bolanho – Director Geral Performance

Related Posts

Transição no triatlo

A passagem de uma modalidade para a outra durante uma prova de triatlo é comumente...

Sindrome do Ironman

O sintoma mais característico percebe-se numa rápida conversa: alguém que começou correr e pedalar faz...

O papel da corrida na prevenção do cancro

Quantas vezes já fomos abordados sobre a importância do exercício físico na prevenção do cancro?...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *