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Evite tonturas nas corridas

Artigos, Corrida 0 Comment

corredora-cansada-enxugando-suor_Qual atleta já não experimentou a desagradável experiência de ser atingido por uma tontura no transcorrer de uma competição ou mesmo treino?

Muitas pessoas já tiveram essa sensação que, às vezes, pode levar até a um desmaio, principalmente após a ingestão de açúcar, ocasionando, nesse caso, uma hipoglicemia falta de açúcar no sangue.

Então, vocês perguntarão: Como alguém pode sofrer uma crise de hipoglicemia após a ingestão de açúcar? Não deveria ser exactamente o contrário?

O nosso organismo é tão sábio que, quando se ingere um açúcar comum ou mesmo glicose, ocorre um rápido aumento de glicemia no sangue e, com isso, provoca um aumento da secreção de insulina pelo pâncreas. Essa insulina faz baixar rapidamente a taxa de glicemia, provocando uma hipoglicemia, ocasionando as tonturas.

Essas tonturas ou mal-estar é momentâneo, vindo a desaparecer rapidamente durante a corrida, até equilibrar as taxas de glicemia no sangue. E o que fazer já que o açúcar é uma das principais fontes de energia, principalmente para os adeptos de competições de fundo, como os maratonistas?

A saída para essa situação incómoda seria a ingestão de frutose ou maltodextrina, que são açúcares que entram lentamente na corrente sanguínea e fazem com que a glicemia não ultrapasse 30% o que não é suficiente para aumentar a secreção de insulina e, com isso, não provocará as tonturas.

Portanto, não se preocupe se você já teve essa sensação, pois muitos dos campeões do desporto já passaram por isso. Assim, não se desespere. Isso pode ser comum a todos nós. Bons treinos!

Por Claudio Bolanho – Director Geral Performance

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