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Evite antes da corrida

Assuntos, Nutrição 0 Comment

cafa-da-manha-1Veja as dicas dos nutricionistas e saiba que alimentos não devem ser incluídos nas refeições que antecedem seus treinos e provas.

Os alimentos que o atleta ingere antes de correr podem ter grande influência na performance. Isso, entretanto, não quer dizer que o ideal seja ficar sem comer, ou o contrário, “encher a barriga”.

Na verdade, a alimentação de quem pratica um desporto como a corrida precisa ser sempre saudável e, sobretudo, balanceada.

Só que existem alguns alimentos que devem ser evitados antes da corrida. Não que eles tenham que ser cortados do seu dia-a-dia, mas podem ser consumidos em outros momentos. Confira alguns desses alimentos e as dicas dos especialistas.

Bebidas com gás – A presença do gás interfere no processo digestivo e causa dilatação no estômago e isso pode gerar um desconforto gastrointestinal.

Além da sensação de estômago pesado, o açúcar contido nas bebidas, principalmente nos refrigerantes, não é indicado para o pré-treino.

Caso a bebida seja na versão sem açúcar, pode até ser consumida, mas não deixa de ter composto químico (adoçantes) que também alteram o metabolismo e podem atrapalhar a corrida.

Já as bebidas energéticas, mesmo com ou sem açúcar podem mexer com o organismo, devido à cafeína, que pode causar efeito diurético e estimular o sistema nervoso central, causando excitabilidade e tirando seu foco do treino ou da prova.

“As bebidas energéticas até podem ser ingeridas, porém, com pelo menos uma hora antes da corrida, para não promover nenhum desconforto”, explica o nutricionista desporto Luís Ricardo de Souza Alves.

Prefira as bebidas desportivas, que darão energia e evitarão a desidratação corporal. A água de coco também é indicada, pois contém vários nutrientes benéficos para o corredor. E, é claro, não pode faltar a “boa e velha” água, antes, durante e depois da corrida.

Alimentos Gordurosos e Proteínas – Evite comer em excesso as frituras, carnes vermelhas em geral, ovo, óleos de cozinha (como o de girassol, de milho, o azeite, a manteiga etc.), pois são alimentos pesados e causaram uma digestão lenta. Prefira como fonte de energia para a corrida os hidratos de carbono (pão, batata, arroz, macarrão, torradas, etc.).

“O ideal para ingerir antes de correr são alimentos leves, sem gordura e saudáveis”.

O Whey Protein (proteína do soro do leite) é uma ótima opção, por ser uma proteína de fácil digestão, pode ser feito em forma de shake com porções de fruta e até com cereal, como aveia e quinua.

Ele fornece aminoácidos essenciais que ajudam a deixar os músculos preparados para o exercício”, diz a nutricionista desportiva Priscila Di Ciero, que aconselha a procura de um nutricionista para verificar a real necessidade e introduzi-lo na alimentação.

Fibras – Alimentos como aveia, granola, ração humana, gérmen de trigo, linhaça ou farinha de linhaça, são essenciais na dieta de qualquer pessoa, especialmente do corredor.

Mas devido às suas propriedades, que auxiliam o funcionamento intestinal, seu consumo antes de correr pode causa gases e desconfortos indesejados caso sejam ingeridos em exagero.

Uma ótima opção são os pães integrais, que contêm fibras, mas numa quantidade menor. Ou comer a aveia (sem exageros) com frutas, como a banana, que é fonte de potássio (o que ideal para o corredor) ou com iogurte.

“A aveia é rica em vitaminas, como a vitamina E, que ajuda no combate aos radicais livres produzidos na actividade física, por isso é uma opção que deve ser consumida, porém com cuidado”, explica Priscila.

Leite e derivados – O leite é presença constante no pequeno almoço. Caso você não tenha esse hábito, não tente inseri-lo em sua alimentação antes dos treinos ou no dia da prova.

O leite, devido a sua fermentação, pode causar indigestão, especialmente se consumido antes de uma actividade física. Além disso, a lactose pode ter um efeito relaxante, o que não é uma boa antes de correr.

Os derivados como manteiga ou os queijos também podem gerar um desconforto no estômago, por isso opte pelos mais leves.

“Escolha os queijos magros, como a ricota. Leve sempre em consideração as quantidades de acordo com cada tipo físico”, explica a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

“Qualquer alimento que não seja saudável não é indicado para se comer antes de correr, por isso, opte por consumir alimentos leves e nutritivos, como frutas, verduras, legumes, a quantidade certa de hidratos de carbono e bastante água.

As guloseimas, como doces, balas, sorvetes, podem ficar para outros momentos, para não prejudicar sua performance”, finaliza Renata.

Fonte: www.o2porminuto.com.br

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