Skip to main content

Esporão de calcâneo: Causas, sintomas e tratamento

Assuntos, Fisioterapia 0 Comment

Running those calories off!O osso de maior tamanho na estrutura óssea do pé é o calcâneo. Ele suporta todo o peso do nosso corpo, sofrendo, dessa maneira, um impacto intenso e constante.

Um dos motivos mais frequentes para a procura ortopédica são as queixas de dores no calcanhar. Microtraumatismos no osso calcâneo podem levar à formação do esporão. As mesmas lesões que, normalmente, desencadeiam o surgimento da chamada fascite plantar, inflamação da fáscia plantar tecido que recobre a musculatura da sola do pé também provocam o aparecimento do esporão de calcâneo.

Mas a dor característica não decorre do esporão, como muitas pessoas imaginam, mas sim da inflamação do tendão e da fáscia. As mulheres são as mais suscetíveis ao problema.

 O que é esporão de calcâneo?

O esporão de calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo (na sola do pé) ou ainda na região posterior do calcâneo, bem próximo à inserção do tendão de Aquiles.

esporao-1-758x396

Essa inflamação crônica da parte inferior do calcanhar afeta, não apenas, o osso calcâneo, mas também os tendões. E, caso a inflamação se estenda por um tempo prolongado, pode acabar levando à calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, esse fenômeno é o que leva à formação dos esporões. O nome popular da doença, “esporão de galo”, associa-se, justamente, a essa calcificação semelhante à espora do galo.

Causas do esporão de calcâneo 

Situações variáveis que causem um estresse crônico à região do calcanhar podem provocar o surgimento de um esporão. Pessoas com a curvatura dos pés acentuada, praticantes da corrida, pessoas que sofrem com o sobrepeso ou que trabalham em pé durante muito tempo têm forte tendência a apresentar o problema.

Outros fatores de risco para o surgimento do esporão de calcâneo são:

– Usar, excessivamente, salto alto ou calçados que sejam pouco apropriados para os pés. É o caso de sapatos muito apertados ou velhos;

– Praticar desportos com forte impacto nos pés. Dança e corrida, por exemplo;

– Alterar a marcha, como pisar com o pé torto.

Sintomas do esporão de calcâneo 

Dificilmente o esporão causa um sinal aparente, como vermelhidão ou inflamação. O que caracteriza, de fato, o problema é a dor. Geralmente, a dor é pulsante na zona plantar do calcanhar. Mas atenção: nem toda dor nessa região é esporão e há casos em que o problema é assintomático.

Tratamento para o esporão de calcâneo

Inicialmente, a inflamação pode ser controlada com repouso e gelo local. Mas nos casos em que há resistência, a melhor forma de tratamento é a fisioterapia que oferece exercícios e alongamentos bem específicos para os pés e as panturrilhas. A grande maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento com técnicas fisioterapêuticas. Exercícios específicos da RPG Souchard podem ajudar no alívio da dor e redução da inflamação.

Como prevenir o esporão de calcâneo

– Controlar o excesso de peso do próprio corpo para reduzir o estresse provocado sobre os pés;

– Usar calçados adequados nas práticas desportivas e no dia-a-dia. Sempre que possível, evite sapatos com salto alto;

– Fortalecer, regularmente, a musculatura da planta do pé. Procure orientação profissional antes de iniciar a prática de exercícios;

– Manter atenção à postura quando ficar de pé e andar devagar;

– Evitar andar nas pontas dos pés;

– As “calcanheiras” aliviam a dor, mas aumentam a pressão na planta do pé. Opte pelas palmilhas completas.

Fonte: www.rpgsouchard.com.br

Related Posts

frutas

O poder das frutas

O consumo de frutas é muito importante para uma alimentação equilibrada. Quanto maior a variedade...

17429885_oaylD

Nutrição e Corrida. Mitos e verdades

Alimentação correta é um dos pilares na construção de um grande atleta e o acompanhamento...

corte_especial_348

Como substituir a carne

Sem precisar assumir uma postura vegetariana, muitos atletas se vem em situações momento de trocar...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


× quatro = 32

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>