Skip to main content

Escolha a bike perfeita para você

Artigos, Ciclismo 0 Comment

Merida_Lampre_team_bike_3613Você sempre sonhou com um exercício ao ar livre, que ofereça uma grande sensação de bem-estar, queime uma enorme quantidade de calorias e trabalhe com a musculatura dos membros inferiores e superiores? Saiba que um simples passeio de bicicleta pode fazer tudo isso por você.

O personal trainer José Aristides Mello afirma que as principais melhorias que uma boa pedalada oferece são o aumento da eficiência no sistema cardiorrespiratório e controle da hipertensão. A captação do oxigênio melhora e também aumentam os níveis de colesterol bom (HDL), afirma.

Mas, para curtir todas essas vantagens, não vale sair comprando a primeira bicicleta que aparecer na sua frente Uma bicicleta que não combina com o seu biótipo pode causar até lesões musculares , diz o professor de educação física Quintino Cordeiro, triatleta e responsável pela assessoria esportiva BKSports. Abaixo, ele dá algumas dicas para quem procura o melhor modelo de bike.

Modelo para trilhas e estradas de terra

O ideal para andar em lugares montanhosos é uma mountain bike (BTT). Aliás, dependendo do estado das ruas do seu bairro, elas continuam sendo uma boa opção na cidade também. Adquirir uma bicicleta desse modelo não é muito difícil, elas estão presentes até mesmo nos supermercados.

As moutan bike são muito conhecidas e fáceis de comprar. As lojas especializadas oferecem modelos importados de ótima qualidade, o preço pode ser um pouquinho maior, mas a durabilidade e a segurança também são explica o triatleta Quintino Cordeiro.

Ciclismo

O modelo speed é o ideal para a prática do ciclismo. Essas bicicletas são muito mais leves e rápidas, além de contar com freios mais potentes. Mas elas não são tão confortáveis e exigem mais do corpo. É um modelo bem pouco indicado para quem está começando, mas perfeito para quem está em busca de desempenho atlético , afirma Quintino Cordeiro

Selim

O formato do selim ideal é aquele que traz mais conforto ao seu corpo. A regra é experimentar os modelos para escolher o que mais se adapta às suas curvas afirma o consultor esportivo. Em geral, os almofadados são mais confortáveis. Já a altura do selim varia de acordo com sua altura: coloque de maneira a não pedalar muito curvado.

Aros

Os aros interferem pouquíssimo na velocidade que a bicicleta atinge. Prefira os de alumínio. Eles são menos resistentes e deixam a bicicleta mais leve e fácil de carregar, justifica Quintino.

Preços

Em qualquer um dos modelos, os itens mais importantes são os conjuntos de câmbio e freio, cujos fabricantes desenvolvem diversas linhas, indo dos mais simples aos mais sofisticados. Estes itens, normalmente, são os responsáveis pela maior variação de preços entre os modelos de bicicletas.

Guidão

O formato do guidão também interfere no conforto e nas condições do pedalar. Os mais retos garantem uma velocidade maior. Mas são contra-indicados para pessoas mais idosas, por favorecerem dores e problemas na coluna. Se você deseja passeios mais leves, a melhor opção está nos guidões altos e que apresentam uma distância pequena do selim.

Acessórios

Capacete e luvas são itens indispensáveis em qualquer ocasião. A cabeça e as mãos, geralmente, são as primeiras partes do corpo a se chocar com o solo em casos de quedas.

Fonte: www.yahoo.com.br

Related Posts

Correr em dias quentes

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas constituído por água, sais minerais e...

Lesões em triatletas

Poucos estudos determinam o perfil de lesões apresentado por atletas de triatlo. Um estudo de...

Os 07 mandamentos da velocidade

"Velocidade é o que há de mais importante na natação. No final das contas, é...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *