Skip to main content

Escolha a bike perfeita para você

Artigos, Ciclismo 0 Comment

Merida_Lampre_team_bike_3613Você sempre sonhou com um exercício ao ar livre, que ofereça uma grande sensação de bem-estar, queime uma enorme quantidade de calorias e trabalhe com a musculatura dos membros inferiores e superiores? Saiba que um simples passeio de bicicleta pode fazer tudo isso por você.

O personal trainer José Aristides Mello afirma que as principais melhorias que uma boa pedalada oferece são o aumento da eficiência no sistema cardiorrespiratório e controle da hipertensão. A captação do oxigênio melhora e também aumentam os níveis de colesterol bom (HDL), afirma.

Mas, para curtir todas essas vantagens, não vale sair comprando a primeira bicicleta que aparecer na sua frente Uma bicicleta que não combina com o seu biótipo pode causar até lesões musculares , diz o professor de educação física Quintino Cordeiro, triatleta e responsável pela assessoria esportiva BKSports. Abaixo, ele dá algumas dicas para quem procura o melhor modelo de bike.

Modelo para trilhas e estradas de terra

O ideal para andar em lugares montanhosos é uma mountain bike (BTT). Aliás, dependendo do estado das ruas do seu bairro, elas continuam sendo uma boa opção na cidade também. Adquirir uma bicicleta desse modelo não é muito difícil, elas estão presentes até mesmo nos supermercados.

As moutan bike são muito conhecidas e fáceis de comprar. As lojas especializadas oferecem modelos importados de ótima qualidade, o preço pode ser um pouquinho maior, mas a durabilidade e a segurança também são explica o triatleta Quintino Cordeiro.

Ciclismo

O modelo speed é o ideal para a prática do ciclismo. Essas bicicletas são muito mais leves e rápidas, além de contar com freios mais potentes. Mas elas não são tão confortáveis e exigem mais do corpo. É um modelo bem pouco indicado para quem está começando, mas perfeito para quem está em busca de desempenho atlético , afirma Quintino Cordeiro

Selim

O formato do selim ideal é aquele que traz mais conforto ao seu corpo. A regra é experimentar os modelos para escolher o que mais se adapta às suas curvas afirma o consultor esportivo. Em geral, os almofadados são mais confortáveis. Já a altura do selim varia de acordo com sua altura: coloque de maneira a não pedalar muito curvado.

Aros

Os aros interferem pouquíssimo na velocidade que a bicicleta atinge. Prefira os de alumínio. Eles são menos resistentes e deixam a bicicleta mais leve e fácil de carregar, justifica Quintino.

Preços

Em qualquer um dos modelos, os itens mais importantes são os conjuntos de câmbio e freio, cujos fabricantes desenvolvem diversas linhas, indo dos mais simples aos mais sofisticados. Estes itens, normalmente, são os responsáveis pela maior variação de preços entre os modelos de bicicletas.

Guidão

O formato do guidão também interfere no conforto e nas condições do pedalar. Os mais retos garantem uma velocidade maior. Mas são contra-indicados para pessoas mais idosas, por favorecerem dores e problemas na coluna. Se você deseja passeios mais leves, a melhor opção está nos guidões altos e que apresentam uma distância pequena do selim.

Acessórios

Capacete e luvas são itens indispensáveis em qualquer ocasião. A cabeça e as mãos, geralmente, são as primeiras partes do corpo a se chocar com o solo em casos de quedas.

Fonte: www.yahoo.com.br

Related Posts

Dicas para melhorar a tua corrida

O especialista Belino Coelho, diretor técnico da Elite Assessoria Desportiva do Brasil, responsável pelo treino...

Férias dos treinos

"Será que esse período todo sem treinar irá prejudicar meu desempenho?" Esse tipo de dúvida aparece...

Aeróbicos, antes ou depois da musculação?

Uma das dúvidas ainda comum entre os frequentadores de academia de ginástica ou mesmo de...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *