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Dicas para tomar água durante a prova

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agua2Quais as dicas para tomar água em corridas sem engasgar ou diminuir o desempenho?

“Sinto muita dificuldade para beber água durante as provas. Tenho medo de engasgar e, por isso, encho a boca de água para engolir aos poucos. Mas percebo que assim prendo a respiração e acabo perdendo velocidade e ritmo”, é isto o que acontece com muitos corredores.

Mas será que é possível se hidratar bem durante a prova sem comprometer o resultado? A principal indicação é para o corredor diminuir a velocidade ou mesmo caminhar se ele se sentir desconfortável para se hidratar durante uma prova. Beba goles pequenos com a respiração mais natural possível, sem afobação e sem jogar um monte de água na boca.

Se precisar, diminua o ritmo. Para isso, um dos cuidados é beber água um pouco afastado do posto, para não pegar de surpresa algum atleta que possa vir em um ritmo mais forte e provocar um acidente. Diminuir a velocidade nem sempre é uma ideia facilmente aceita entre os corredores.

Mas será que esses segundos fazem mesmo diferença no resultado da prova? É preferível perder dez segundos e fazer uma hidratação adequada do que se preocupar em não perder o ritmo e ter outros contratempos por causa da desidratação.

O ideal é o atleta beber pelo menos um pouco de água a cada 15 a 20 min ou 3 km. Mas não é preciso se desesperar. Com um melhor condicionamento, é possível beber água e manter a velocidade. “Isso só se consegue com a experiência e calma. É normal que a respiração mais ofegante dificulte a hidratação. Mas o atleta pode melhorar isso com o tempo, à medida que ele fica menos cansado e ofegante durante a prova”.

Fonte: www.ativo.com

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