Skip to main content

Dicas para a primeira Maratona

Artigos, Maratona 0 Comment

corrida-do-advogado_0Se você é um daqueles corredores amantes das provas de rua, que invariavelmente participa de provas de 5, 6 e 10K e agora está com vontade de encarar um novo desafio como a maratona (42K), mas tem receios sobre os treinos; aqui vão algumas dicas para que você evite problemas durante o treino e a prova:

1- Tenha consciência de que o volume do seu treino será aumentado, ou seja, necessitará de mais tempo para treinar. Verifique se isto é possível

2- Diga ao seu técnico que pretende fazer uma maratona, assim certamente ele escolherá a melhor data e prova para você.

3- De antemão saiba que o risco de aparecerem leões aumentará de qualquer maneira. Fique preparado para isso, aumente a atenção em relação ao seu calçado, postura, pisada, descanso, alimentação, hidratação etc…

4- Faça um novo “check-up”. Nunca é demais consultar um médico cardiologista e um ortopedista, principalmente agora que sua “carga” de treino irá aumentar.

5- Procure um nutricionista, ou informe ao seu próprio que pretende fazer uma maratona.

6- Talvez precise abrir mão de algumas provas de 5 e 10K, principalmente se for sua primeira maratona. Geralmente estas acontecem aos domingos, e a maioria dos técnicos ministra os treinos longos aos finais de semana. Ou seja, não é aconselhado que um atleta iniciante corra um “longo” extenuante 24horas antes de uma outra prova, isto provavelmente o levaria ao overtraining.

7- Se nunca participou, inscreva-se numa meia-maratona durante o período de treino, converse com seu treinador. Contudo neste final de semana, seu longo será os 21K da prova.

8- Seja assíduo. Talvez para cumprir 5k ou 10k, você pudesse “matar” alguns treinos por semana e nada acontece, contudo para sua primeira maratona aconselho que não perca treino. Obviamente que respeitando os limites da saúde.

9- Durante o treinamento, valorize os longos, ou seja, dê mais atenção a eles. Pois serão estes a chave para uma boa prova.

10- Marque seu ritmo de maratona, sem dúvida, ele será mais devagar que o de 10K. Durante os longos monitore seu ritmo, veja se ficou muito cansado, ou se precisou diminuí-lo durante o percurso.

11- Se não possuía o hábito, comece a fazer sessões de relaxamento como massagens, práticas aquáticas, alongamentos…

12- Dê especial atenção a exercícios profiláticos de musculação. Estes devem enfocar a musculatura da perna, coxa e quadril e coluna.

13- Valorize seu descanso! Provavelmente precisará de mais horas de sono, estas serão fundamentais para um bom desempenho tanto nos treinos quanto na prova. Boa prova!

Fonte: www.bbel.com.br

Related Posts

Natação para corredores

Nadar e correr pode ser uma grande combinação para quem busca melhores resultados. Corredores estão...

Treino de força na areia

Com a chegada do verão um dos treinos que podemos adaptar e que se torna...

IRONMAN. O grande dia!

Nadar 3.800 metros, pedalar 180Km e correr uma maratona 42.195m... Considerada por muitos a prova...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *