Skip to main content

Dicas para enfrentar o desafio Ironman

Artigos, Ironman 0 Comment

Atleta 12Marcelo Borges está envolvido com o triathlon desde 1983, quando o esporte dava os seus primeiros passos no Brasil.

Em um primeiro momento, tendo uma participação como atleta em 83/87 e daí em diante trabalhando como técnico de triathlon.

Os seus primeiros triatletas foram respectivamente: Fernanda Keller, Marcus Ornellas e Armando Barcellos. Posteriormente viria a trabalhar com alguns outros triatletas profissionais e centenas de triatletas amadores.

Actualmente trabalha com a triatleta Fernanda Keller, nas funções de técnico e coordenador de seus projectos sociais, onde estão envolvidas mais de 600 crianças. O treinador acumula um expressivo número de títulos e experiência em competições nacionais e internacionais em seus 14 anos de vivência no triathlon.

Dicas de Marcelo Borges para os participantes do Ironman Brasil

Nesta primeira coluna abordarei alguns dos principais factores que podem fazer a diferença no decorrer de seus treinamentos. São estes: determinação, disciplina, orientação técnica, disponibilidade de tempo e suporte da família e ou amigos.

1 – Determinação – Já que você optou por uma prova de longa duração como o Ironman, saiba que você viverá momentos em seu dia-a-dia de treinamentos, tanto positivos quanto negativos, pois o treinamento é duro. É exactamente durante os treinos que você deverá se superar a cada dia e aí sim, entra a determinação em alcançar seu objectivo em terminar ou melhorar sua marca no Ironman.

2 – Disciplina – Este aspecto torna-se de grande importância no seu planejamento diário porque a rotina por você traçada lhe dará um melhor condicionamento, tanto em nível fisiológico como psicológico.

Exemplificando: se você tem horário para todas as tarefas do seu dia-a-dia sendo estas por você pré-estabelecidas e cumpridas, seu corpo[fisiológico] e sua cabeça [psicológico] estarão se condionando de forma positiva para sua preparação.

Lembre-se de que é importante que tenha hora para tudo: hora para acordar, dormir, descansar, alimentar-se e, lógico, você, além de triatleta é humano. Divirta-se!

3 – Orientação técnica – A orientação técnica é de fundamental importância sob vários aspectos. O primeiro diz respeito à avaliação e planejamento individualizado do atleta. Fazendo uma avaliação prévia, o técnico terá condições de traçar um plano de treinamento que melhor se adapte ao atleta, tanto em nível de condicionamento quanto em relação ao tempo a ser despendido em seu dia-a-dia.

Um outro aspecto importante é o da aquisição do material e sua utilização. O PROFISSIONAL PODERÁ ORIENTÁ-LO EM RELAÇÃO AO MELHOR E MAIS ADEQUADO PARA O SEU CASO. O suporte psicológico e a orientação nutricional básica para os treinamentos diários e competições completam as funções básicas do técnico.

4 – Disponibilidade de tempo – Você optou por uma prova que requer algumas distâncias mínimas ou máximas a serem cumpridas em seus treinamentos, e isto requer algum tempo.

É importante que, antes de começar a treinar, você faça um planejamento de seu tempo disponível diariamente e semanalmente. Baseado nesta disponibilidade, seu técnico poderá estabelecer como será a sua semana.

É muito importante frisar que, para que você complete um Ironman ou melhore uma marca, deverá cumprir algumas metas semanais mínimas nas três disciplinas para alcançar seu objectivo.

5 – Suporte da família e ou amigos – Este é de fundamental importância para que você tenha forças extras, forças que lhe serão dadas naquele momento mais difícil ou até em um momento de glória. Acredite: esta energia de um parente ou amigo, que passará a ser cúmplice de seu esforço em alcançar o objectivo, torna-se essencial.

Divida a sua rotina de treinamento, comentando com um parente ou amigo como você está se saindo. Com certeza, você terá um retorno mais do que positivo, e isso vai lhe dar aquela motivação a mais. Bons treinos!

Fonte: www.o2porminuto.com.br – Por Marcelo Borges

Related Posts

IRONMAN. O grande dia!

Nadar 3.800 metros, pedalar 180Km e correr uma maratona 42.195m... Considerada por muitos a prova...

Musculação na fase do crescimento

A musculação quando muito bem orientada e acompanhada por um profissional da área de Educação...

Gelo pós-treino

Uma das técnicas mais usadas pelos corredores para aliviar a dor pós-treino é a compressa...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *