Skip to main content

Dicas de ciclismo

Artigos, Ciclismo 0 Comment

bicycle-race-wallpapers_18170_1600x1200Proteja sua cabeça. Use capacete: Nunca dirija uma bicicleta sem usar o capacete. Os capacetes para ciclistas podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85%. Escolha um capacete que se ajuste correctamente ao seu tamanho de cabeça.

Veja e seja visto: Use roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores florescentes ou claras quando dirigir uma bicicleta, principalmente no período nocturno.

Evite dirigir bicicleta à noite: Crianças não devem dirigir uma bicicleta à noite. É muito mais perigoso dirigir uma bicicleta à noite do que durante o dia. A maioria das bicicletas são equipadas para uso à luz do dia e precisam ser adaptadas para uso à noite.

Para dirigir à noite, você deve fazer o seguinte: Utilize reflectores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso de dia. Se um bagageiro for colocado na bicicleta, verifique que os reflectores fiquem à vista.

*Adicione na frente e na traseira da bicicleta as luzes mais brilhantes que você puder encontrar em lojas especializadas.

*Utilize tecidos ou materiais reflexivos – não apenas brancos ou florescentes – especialmente na canela, punhos, costas e no capacete.

*Dirija apenas em áreas conhecidas para você. Ruas ou avenidas iluminadas são os melhores caminhos.

*Sempre pense que você não está sendo visto pelo condutores dos veículos.

Permaneça alerta: Sempre procure por obstáculos no seu caminho. Fique alerta o tempo todo. Pedale sempre olhando para frente e na direcção que você quer ir, desse modo você poderá antecipar obstáculos que possam causar uma queda da bicicleta, tais como galhos, lixo, buracos, rachaduras na pista.

Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objecto, olhe à frente e para trás de você para verificar o trânsito. Planeie antes de manobrar e sinalize sua intenção de mudar de rota. Se você estiver inseguro ou não tiver a habilidade, pare a bicicleta, desça e contorne a pé.

Siga o fluxo: O caminho correto é à direita dos carros. Dirija do lado direito em uma direcção recta e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direcção que outros veículos. Dirigir na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você.

Crianças pequenas, geralmente abaixo de nove anos de idade, não são capazes de identificar muitas situações perigosas no trânsito e ajustar a direcção da bicicleta de maneira apropriada e, portanto, não devem ter permissão para dirigir nas ruas sem supervisão de adultos.

Crianças que tiverem permissão para dirigir nas ruas sem supervisão devem ter as habilidades necessárias para seguir as regras de conduta do Código de Trânsito Brasileiro.

Verifique sempre o trânsito: Sempre esteja alerta para o trânsito em volta de você, mais de 70% das colisões entre bicicletas e carros ocorrem em retornos, curvas ou intersecções de pistas. Antes de entrar na rua ou em uma intersecção, verifique o trânsito.

Sempre olhe para a esquerda- direita-esquerda antes de colocar sua bicicleta na pista. Se você já estiver no trânsito, sempre olhe para trás e, então, sinalize antes de fazer uma curva para a direita ou para a esquerda.

Aprenda e obedeça as leis de trânsito: Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados. Leia o Código de Trânsito e aprenda a seguir todas as regras de conduta de um veículo nas vias públicas.

Sempre sinalize seus movimentos: Seja atencioso com os pedestres e outros condutores de veículos.

Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando porque o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito.

Mantenha sua bicicleta com boa manutenção: É sua responsabilidade assegurar que a bicicleta tem perfeita condição de ser utilizada com segurança. A bicicleta deve ter o tamanho apropriado para sua altura e idade. Você terá dificuldades de controlar uma bicicleta muito grande ou muito pequena.

Ficando de pé, a barra superior da bicicleta deve ficar pelo menos um palmo de distância do seu quadril. Esse é o tamanho apropriado.

Verifique que o assento da bicicleta está ajustado na altura correta. Sente-se sobre o banco com o seu pé sobre o pedal: sua perna deve ficar levemente dobrada. Isso ajudará a evitar o desgaste dos joelhos quando você pedalar.

Sempre verifique os freios antes de pedalar: Sempre controle sua velocidade usando os freios da bicicleta. Use sempre o freio traseiro antes de usar o freio dianteiro. Mantenha os freios sempre ajustados. Se você não puder parar a bicicleta rapidamente, ajuste os freios.

Quando você acciona o comando dos freios, a alavanca não deve encostar no guidom. Se para accionar o freio está sendo necessário muita força, então é hora de levar a bicicleta para uma oficina autorizada para reparo.

As borrachas de freio devem se desgastar igualmente e nunca estarem separadas mais do que meio centímetro do aro das rodas.

Dirija devagar em tempo de chuvas e accione os freios antes quando a pista estiver molhada – será necessária maior distância para parar.

Sempre verifique as rodas: As rodas devem estar presas com firmeza. Se sua bicicleta tem uma alavanca para prender as rodas, é sua responsabilidade verificar que a alavanca está firmemente fechada o tempo todo.

Verifique suas rodas todas as vezes que for pedalar, depois de qualquer queda, ou depois de transportar sua bicicleta. Se você não souber o quanto firme as rodas devem estar presas, procure uma oficina autorizada antes de dirigir sua bicicleta.

Fonte: Ciclismo e companhia

Related Posts

Musculação, ganho de músculos e perda de gordura

Emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir...

Movimentos da pedalada x Desempenho

Ao pedalar, todos nós podemos perceber como nossos joelhos se aproximam e se afastam do...

Mantenha sua motivação em alta!

Confesse, apesar da paixão pela corrida, vez ou outra você é surpreendido por uma falta...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *