Skip to main content

Cuidados ao correr a noite

Artigos, Corrida 0 Comment

20_6_correr_de_nocheDe acordo com Renato Neves, cirurgião-oftalmologista e director presidente do Eye Care Hospital de Olhos, algumas observações devem ser feitas sobre a prática de correr em diferentes períodos do dia.

“Tanto melhor se os corredores evitarem certos momentos, como o nascer e o pôr do sol”. Isto porque o lusco-fusco certamente atrapalha bastante a visão de motoristas, pedestres e corredores.

Mas, na impossibilidade de seguir essa recomendação, como tem muita gente que corre depois do horário de trabalho, vale dizer que quem mais sofre são pessoas com miopia e estigmatismo  porque a pupila dilata quando ainda não está totalmente escuro, diminuindo a sensibilidade ao contraste”.

Treinar no escuro pode causar alguns problemas como choque entre os atletas, tropeços e até lesões. Portanto, é necessário ter cuidado redobrado com alguns grupos. “Atletas com deficiência de vitamina A e idosos com catarata ou alterações maculares também têm uma visão nocturna diminuída. Lembrando que os pontos-chave da corrida nocturna são dois: ver e ser visto”, confirma Neves.

Confira 5 dicas do oftalmologista:

1. Priorize roupas, faixas e braçadeiras reflexivas bem como tênis que piscam podem ser encontrados em lojas especializadas ou na internet.

2. À noite, corra na contra mão do tráfego. Assim, você pode ser visto e enxergar melhor os carros podendo desviar a tempo e evitar um acidente.

3. Não use roupas escuras para correr à noite. Deixe as roupas pretas, marrons, azuis e verde-escuras para correr durante o dia. À noite prefira branco, alaranjado, amarelo, tons flúor.

4. Não use fones de ouvido enquanto corre, assim estará mais atento aos sons de buzinas e freadas.

5. Procure usar um boné com abas e óculos transparentes para evitar ser atingido no rosto por galhos ou qualquer outro obstáculo que apareça de repente em seu caminho. Novamente, é importante ser visto e enxergar o que vem pela frente também, sempre com muita atenção no que se passa ao seu redor. Bons treinos!

Fonte: www.ativo.com

Related Posts

De corredor a triatleta. Confira as dicas para a mudança

Cada vez mais cresce o número de interessados em trocar a corrida pelo triatlo e...

A passada perfeita

A amplitude e biomecânica realizada nas passadas são de grande importância na corrida, pois é...

09 mitos sobre a corrida

Você já deve ter escutado alguém comentar que usar agasalho durante o treino ajuda a...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *