Skip to main content

Cuidado nas descidas…

Artigos, Corrida 0 Comment

Como todos sabem as subidas são sempre o “menino mal” dos treinos e provas. Mas saiba que as descidas também merecem atenção redobrada e não é assim a tua amiga se não souber lidar com ela : /

“O principal erro que os atletas cometem quando correm na descida é o aumento da velocidade”. Isso causa maior impacto das articulações e risco de lesões”.

O segredo é saber gerir um ritmo onde não se deve relaxar o corpo, como também não trava-lo demasiado. Isso requer algum tempo até conhecer o ritmo ideal. Até lá todo o cuidado é pouco, pois a chance de ter uma lesão aumenta”.

“Ou seja, o joelho é a articulação que mais sofre nos declives”.

“Essa é a parte mais solicitada nesse tipo de condição, pois o músculo da coxa promove uma contracção que traciona a rótula e o ligamento patelar, e o joelho precisa fazer uma espécie de bloqueio para não dobrar”.

“A sobrecarga nos joelhos pode causar um processo inflamatório e dor no atleta. Além disso, se o corredor já tiver outras lesões na articulação, é possível ter uma lesão no ligamento, e a chance de torção é maior”.

É de grande importância manter as actividades de alongamento e reforço muscular na sua rotina de treinos. Musculatura fortalecida = articulações protegidas.

“A corrida em decidas fica mais fácil quando a usamos para recuperação entre uma subida e outra, mas é preciso ter cuidado para não correr de forma descontrolada nesses trechos” principalmente quando se trata de uma prova onde a ansiedade e adrenalina estão em alta.

Por Cláudio Bolanho – Director Geral Performance

Related Posts

Evite tonturas nas corridas

Qual atleta já não experimentou a desagradável experiência de ser atingido por uma tontura no...

Para correr forte…

O que você precisa fazer para trabalhar e melhorar sua velocidade na corrida, dos treinos...

Recuperação activa das lesões

Exercícios Repetidos com Intervalo de Repouso ou Exercícios Com Intervalos de Recuperação Activa? A resposta...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *