Skip to main content

Corrida x Unhas dos pés

Artigos, Corrida 0 Comment

Os pés também necessitam de cuidados especiaisJá sentiu incomodo nas unhas dos pés depois de terminar alguma prova? Ou pior: já as viu ficarem escuras ou mesmo descolarem?

Pode ser que não lhe tenha acontecido, mas muitos corredores já foram acometidos por esse problema chato e até constrangedor.

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto e manter as os seus pés sadios, entrevistamos a Dra. Anelise Ghideti, que é médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Há várias causas para as doenças que aparecem nas unhas, mas para os corredores, o maior algoz dos pés é o trauma sofrido pela repetição do movimento das passadas.

“Entre os atletas de corrida, a incidência de problemas nas unhas dos pés (onicólise) é maior devido ao trauma repetitivo delas no ténis, podendo levar ao seu descolamento simples ou à formação de um hematoma subungueal (debaixo da unha) e, por consequência, a queda, explica a Dra Anelise.

Isso pode ainda agravar o quadro, como analisa a especialista: Além disso, o fato das unhas já estarem descoladas facilita a entrada de fungos que causam a micose.

A maior incidência dos hematomas ou quedas das unhas acontece quando o atleta corre provas de maiores distâncias, em que o atrito com o ténis acontece por maior tempo. Isso também é influenciado directamente pelo tipo de calçado, anatomia dos pés e o tipo de pisada que o corredor tem.

Para minimizar o trauma, o atleta deve estar com as unhas curtas, escolher um calçado confortável e adequado para o formato dos seus pés e para a sua maneira de pisar, orienta a especialista.

Ela também sugere outras formas de minimizar o atrito: Podem ser usados também alguns produtos que auxiliam na diminuição do impacto do calçado nas unhas como as dedeiras de silicone, as de gel polímero ou ainda as de malha revestidas com gel.

O calçado mais apropriado é aquele que se encaixa adequadamente ao pé. A parte onde ficam os dedos deve ser larga o suficiente e deve haver cerca de um centímetro de espaço entre o final do dedo mais longo e o ténis. Agora que você já sabe como manter suas unhas sempre sadias, bons treinos!!

Fonte: www.o2porminuto.ativo.com.br

Related Posts

Estratégias para evitar a fadiga do quadríceps nas provas Trail

Sempre quando corremos uma prova trail, com bastante variação altimétrica, uma das nossas maiores preocupações...

Treinos de longa duração ou endurance

As corridas de longa duração ou longões são um importantíssimo método de treino para quem...

A importância da natação para o Ironman

A natação pode ser muito mais importante para o sucesso do Ironman do que você...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *