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Corrida x Álcool

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bebidaSe você é daqueles que não resiste a uma cerveja aos fins de semana, veja como isto pode influenciar seus treinos.

O alto consumo de álcool relacionado com a prática de corrida não é muito aconselhado, e pode causar alguns problemas ao corredor.

O primeiro deles é a desidratação, pois o álcool tem grande efeito diurético. “O consumo de bebida alcoólica está associado à desidratação, e isso pode prejudicar o desempenho do corredor durante a prova”.

“Outro factor contra o consumo de álcool relacionado à prática do desporto é que ele interfere na regulamentação da concentração de açúcar, e a glicose é uma grande fonte de energia, sem ela, o corredor pode sentir fadiga mais rápido que o comum”.

A performance do atleta também pode piorar após a ingestão de álcool. “Com certeza o corredor sofrerá uma queda relacionada a seu desempenho em pista. Se a bebida for ingerida uma noite antes, a pessoa não terá uma boa noite de sono e, consequentemente, não acordará disposto para a prática desportiva”.

“Com a ingestão de álcool, o organismo do atleta fica desregulado por certo tempo. Durante a prova, isto pode lhe causar mal-estar, enjoo, dor no estômago etc. Além disso, a pessoa fica anestesiada e perde em rendimento”.

Dois grandes destaques das corridas de rua, Jim Fixx, que foi um dos primeiros a divulgar os benefícios da corrida como actividade física, com seu best-seller “O Guia Completo da Corrida”, e Frank Shorter, bicampeão olímpico em Munique (1972) e Montreal (1976), têm algo em comum além da paixão pelo desporto. Ambos não abriam mão de uma cerveja gelada.

Fixx chegou a afirmar que não havia nada melhor do que um drink gelado após uma corrida longa no calor. Já Shorter uma vez revelou que gostava da bebida até no dia anterior à corrida.

Para eles, essa relação com o álcool poderia ajudar de alguma forma no desempenho, porém, apesar de as bebidas alcoólicas possuírem muitas calorias, não são de grande proveito para o atleta.

“O álcool realmente é um alimento calórico, 1g fornece 7 calorias, enquanto 1g de proteína ou hidrato de carbono fornece 4 calorias. Porém, nós nutricionistas, costumamos falar de “calorias vazias”, pois o álcool não é fonte de nutrientes importantes. Além disso, são calorias absorvidas rapidamente no estômago e que podem facilmente contribuir para aumentar a gordura corporal”.

Vinho

Algumas corridas distribuem bebidas pelo percurso. Como é o caso da Maratona de Médoc, na França, que foi eleita uma das provas mais “generosas” do mundo pela Forbes. Na competição, é servido vinho aos corredores ao longo do percurso, como degustação, além de outros aperitivos como ostras, presunto, queijo e sorvete.

Porém, a ingestão de álcool durante a corrida não é muito indicada pelos especialistas. “Para atletas em competição, além do efeito calmante da tensão e da dor, o álcool não oferece nenhuma vantagem.

Pelo contrário, o álcool prejudica o estado de alerta e a velocidade. Como profissional da saúde, desestimulo a distribuição de qualquer tipo de álcool durante uma prova. Muitos atletas têm predisposição para exagerar no álcool por diversos motivos, podendo levar a problemas crónicos”.

A ingestão do vinho durante a prova, como é o caso da corrida francesa, é válida apenas como diversão. “Se o atleta não tem preocupação com o tempo ou com performance, o vinho não chega a ser tão preocupante. Acho válido apenas como um evento festivo, pois os atletas que têm como meta a melhora do tempo com certeza nem pensam em beber”.

“O vinho é fonte de energia, por causa do açúcar e da uva, porém, durante a prova, haverá um relaxamento no atleta, por isso, eu não recomendo. O corredor deve se conhecer bem e saber a quantidade certa que pode ingerir sem sair prejudicado”.

E se beber?

Se o consumo de bebidas alcoólicas for inevitável na noite anterior à corrida, o ideal é que a pessoa saiba controlar seu ímpeto e não beba em demasia. Além disso, é importante para o corredor ingerir juntamente com o álcool alguma outra bebida não alcoólica.

O aconselhável é o atleta alternar o consumo de álcool com água e sucos de fruta. Além disso, nunca beber de estômago vazio. Tomar um suco de laranja pode minimizar a ressaca”.

A reidratação é uma das palavras-chave quando tratamos de prática de desporto após ingestão de bebidas alcoólicas. “Algumas bebidas ajudam no processo de reidratação do corredor, como as bebidas desportivas, sucos, água de coco e a água”.

Além da desidratação, o álcool também causa fome no corredor, e isso pode prejudicar o desempenho físico. “O álcool estimula o apetite. As calorias em excesso, provenientes do álcool, promovem acúmulo de gordura corporal, comum na região do tronco, o famoso “pneu”.

Além disso, o consumo de álcool costuma ser acompanhado de petiscos altamente gordurosos e salgados. Atletas devem manter o peso ideal e a alimentação saudável para garantir o seu melhor rendimento”.

Para se ver totalmente livre da influência do álcool, uma pessoa comum precisa de um tempo de recuperação. “Para o corpo conseguir eliminar completamente o álcool e seus sintomas prejudiciais, o tempo estimado é de 24 horas por mais, mas tudo depende do indivíduo, de sua tolerância e também da quantidade ingerida”.

Fonte: www.saudeemovimento.com.br

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