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A corrida e o descanso. Saiba equilibrar

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Acredite: Não são os treinos pesados os mais importantes no programa de treino de corrida, e sim os 2 ou 3 treinos leves. Os trabalhos leves são de importância altíssima porque permitem que o organismo se recupere dos treinos fortes e se adapte ao treino duro feito nos outros dias da semana. Sem os dias leves, ou o dia de descanso entre os treinos fortes, o treino terá resultados sub-utilizados em vez de torná-lo mais forte.

Muitos acreditam que devem treinar muito para obter boas marcas. No entanto, se não houver o controle do volume e a programação de períodos de recuperação (pausa e repouso), o risco de cometer excessos será prejudicial à saúde do corredor e ao seu desempenho, podendo colocar em xeque a próxima prova ou até as próximas provas.

Não é difícil cometer excessos durante a preparação para uma prova. Um treino longo com os amigos que não esteja programado, por mais confortável que seja o ritmo, mais o lado social do momento, pode prejudicar uma semana toda de treino de corrida.

O mesmo é válido para um treino intervalado em que o praticante acaba “embalando” nos desempenhos alheios e o treino passa a ser uma disputa sem sentido. Conclusão: O praticante não consegue cumprir com a programação estipulada (devido a uma intensidade superior às suas possibilidades) e desgasta-se sem necessidade e sentido algum, prejudicando seus treinos posteriores.

Há praticantes que treinam muito e competem muito mal. Os “leões de treinos” geralmente transformam-se em “gatinhos mansos” nas competições. Seja esperto. Evite essa companhia em seu treinamento de corrida.

Day Off
São as partes mais negligenciadas de muitos programas. Geralmente, os praticantes são relutantes em descansar o suficiente entre os treinos fortes porque eles se preocupam em perder a condição física, e não é isso o que ocorre. Após o descanso, a força muscular inspiratória tem melhora significativa (Uemura H, 2012).

Na preparação para uma corrida, treinar e descansar são partes de um mesmo todo. Tanto os corredores experientes quanto os novatos devem estar atentos.

Fonte: www.ativo.com – Por Adriano Cunha.

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