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Correr na chuva. Dicas e cuidados

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corridachuva01_get_15A a chuva não precisa ser um empecilho para o seu treino de corrida, desde que sejam respeitados alguns conselhos: Correr constipado não é uma boa ideia, assim como sair de casa com incidência de raios durante uma tempestade. De resto, siga as dicas dos especialistas e corredores e aproveite o momento para colocar a mente e o corpo em dia.

Correr na chuva demanda alguns cuidados, mas não impede a prática desportiva

Na chuva, evite lugares desconhecidos e com terreno irregular. Buracos escondidos por poças de água podem causar entorses de tornozelo e problemas no joelho.

Para fugir da água que vem em direção ao rosto, a tendência é abaixar a cabeça e inclinar o tronco para a frente. Essa postura mantida por um treino longo pode causar dores na coluna, então procure um trajecto onde a água não vá directamente contra o seu rosto.

Um bom aquecimento é fundamental antes da corrida e ao final é importante trocar rapidamente as roupas molhadas para não deixar o corpo frio.

Apesar da crença que sugere que exercícios na chuva podem afectar o sistema imunológico, cientistas comprovaram que a queda da temperatura corpórea aumenta o nível de actividade das células de defesa do corpo. Também é importante após o treino evitar ficar parado com a roupa molhada ao vento ou frio.

Você já entendeu que correr na chuva, desde que não seja sob raios e com a saúde debilitada, não tem problema algum. Porém, o que vestir?

Um casaco impermeável e um boné para facilitar a visão são suficientes. Se o tempo abrir, use roupas com tecidos sintéticos, óculos escuros e protetor solar, além do boné. Assim, a combinação isolamento térmico, troca de ar, absorção e transporte de umidade, além do conforto, estão presentes no treino.

Atenção ao conservar os calçados: Para preservar os calçados, eles devem ser colocados para secar o mais rapidamente possível e, de preferência, com spray antibactericida.

Alimentação: Uma boa alimentação garante a qualidade do treino. O importante é ter as vitaminas do corpo em dia. Com a imunidade boa, você pode correr onde e quanto quiser.

É fundamental manter a imunidade equilibrada através da boa alimentação, prática moderada de actividade física e repouso.

Ingerir cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes garante o acúmulo de vitaminas e minerais, potentes antioxidantes que atuam estimulando o sistema imunológico e combatendo os radicais livres.

Além disso, consumir vitamina C presente nas frutas cítricas, iogurte e leite fermentado, além de gorduras do bem como azeite e oleaginosas, atuam na melhora do processo de defesa do organismo.

Não se esqueça de manter a hidratação constante, pois mesmo sob chuva, o corpo perde líquidos através da transpiração e precisa de reposição adequada.

Para reforçar os cuidados necessários ao correr na chuva, confira cinco dicas úteis para manter o bem-estar do seu corpo.

1. Solo: Atenção às condições do solo, que pode estar úmido por causa da chuva.

2. Postura: Cuidado ao abaixar demais a cabeça para se proteger da chuva, isso pode causar problemas decorrentes da má postura, como dores na coluna.

3. Visão: Use viseiras ou bonés para proteger a visão da água.

4. Roupas: Use roupas leves que não ficarão pesadas depois de serem encharcadas pela água da chuva.

5. Após a corrida: Tire a roupa molhada imediatamente após o final da corrida.

Fonte: www.globoesporte.com

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