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Correndo por subidas e descidas

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Atleta 21Correr na subida gera resultado? Qual? Descer é só para se divertir? Confira dicas para beneficiar-se de treinos envolvendo esses dois ingredientes. 

Favorecer-se dos frutos de tais treinos depende de vários factores.

A corrida tem alguns atrativos que nos cativam e põem à prova toda a nossa força e resistência. É muito bom quando podemos subir e nem sentimos tanto a elevação que perturba o sono de muita gente.

Há pessoas que desviam o itinerário para não passar por determinadas subidas, que nem são tão elevadas assim. E no lado das descidas, a casos de pessoas que se lesaram por simplesmente terem corrido ladeira abaixo, em um determinado evento.

A verdade é que a subida ou descida têm uma finalidade muito específica em nossos treinos e não se trata de ingredientes para iniciantes da corrida.

Vale lembrar que as subidas são projeções que dificultam, e muito, a harmonização de nosso metabolismo durante a corrida, e nos deixa muito ofegantes. Para treinar e não ter que se preocupar com os efeitos nocivos é preciso considerar a possibilidade das subidas em nossos treinos.

Correr na subida gera algum resultado? Qual?

Ao correr em subidas deparamos com elevação dos batimentos cardíacos e evidente esforço muscular, principalmente das pernas, para nos mantermos subindo.

A subida deve fortalecer fisicamente e emocionalmente corredores adiantados e não os iniciantes, que devem aguardar um tempo antes de investirem em treinos mais árduos.

É necessário que o corredor tenha um grau de amadurecimento em seus treinos, equivalente a pelo menos ao estágio de adaptação III, que é quando o mesmo se encontra correndo ininterruptamente e sem aparentes desgastes.

Como saber se a subida está demais em seu treino?

Preste atenção em alguns detalhes mais importantes: Psicologicamente você sobe sem ficar irritado ou demasiadamente cansado; segundo, você sobe e depois do treino não fica muito dolorido, senão, com sensibilidades em sua musculatura de pernas e coxas; você termina o treino, sem precisar andar, por exemplo; durante a subida, você não sente a musculatura ficar amolecida e trêmula e, por fim, você percebe que sua musculatura de pernas ficou mais forte, evidentemente.

Descer é só para se divertir? Não!

A descida multiplica o peso corporal e a sua utilização deve ser com cautela ou com a finalidade específica de competir em descidas. Não se faz necessário correr muito rápido, até por que só se treina a descida coma finalidade de aprender a descer mais econômico e veloz, quando das provas especificas, como as de Cross Country e as corridas de rua nas quais imperam as descidas e subidas.

Quais os benefícios para quem corre subida e descidas?

Os benefícios são, sem dúvida, o fortalecimento físico e emocional, além de aperfeiçoamento do sistema cardiorrespiratório. O sábio e treinado desce e sobe com cautela e imaginação. O pouco atento acha que pode se valer de muita força nessa hora.

Fica na imaginação, cai na perda de velocidade e resistência logo após o percurso atribulado de sobe e desce.

 Qual a finalidade na periodização de treinos para as subidas e descidas? Faça as subidas, primordialmente, em período de Base do seu planejamento.

Devo subir devagar e descer forte?

Devo subir devagar e descer também devagar? Devo subir forte e descer devagar? Subir e descer forte, somente quando se tratar de tiros e/ou ritmos inseridos dentro da sua programação de corrida.

Enquanto estiver subindo ou descendo tenha em mente a certeza dos seus planos. Não se exceda nas subidas e descidas, pois elas já são exceções. Bons treinos!

Fonte: www.ativo.com

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