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Confira algumas dicas de musculação para corredores

Artigos, Musculação 0 Comment

musculação corredoresSempre que este assunto é abordado pelos meios de comunicação em matérias sobre cotidiano e treino dos corredores, uma pergunta é feita: Corredores se beneficiam ou não com o treino de força realizado durante a temporada de treinos e competições?

Talvez o mais plástico dos órgãos do corpo humano, o músculo pode sofrer modificações em sua forma e função conforme a maneira como é utilizado e estimulado, tendo um papel fundamental na proteção e funcionamento do nosso aparelho esquelético, ou melhor, músculo esquelético.

A maneira natural que a natureza encontrou para proteger nossos ossos e principalmente nossas articulações foi o desenvolvimento de músculos para cobrir estas estruturas mais frágeis. O treino de força deve abranger todos os grandes grupos musculares do corpo.

Nossas articulações são compostas por diversas estruturas e a cobertura da superfície óssea é feita por um tecido chamado de cartilagem, que não consegue se regenerar adequadamente e cujas lesões são de difícil tratamento, inclusive com cirurgia.

O treino resistido, terminologia mais adequada para o treino de força, serve para o desenvolvimento dos músculos de todas as regiões do corpo, e com isso contribui para a proteção de ossos e articulações inclusive durante a prática desportiva.

Em nosso meio, a forma mais comum e amplamente disseminada do treino de força é a musculação, mas outros meios também cumprem esta função como o Pilates, Yoga e até aulas de Mahamudra.

O treino de força deve abranger todos os grandes grupos musculares do corpo, incluindo membros inferiores e superiores mesmo para corredores. Normalmente os treinos são feitos com três a quatro séries variando entre 10 e 15 repetições, mas isto depende muito da proposta do professor de educação física.

Portanto, corredores de rua, mantenham seus treinos de corrida, mas não se esqueçam de treinar força!

Fonte: www.webrun.com.br

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