Skip to main content

Como hidratar-se durante a Maratona

Artigos, Maratona 0 Comment

Atleta bebendo 6Você costumava não se preocupar muito com isso? Novos estudos dizem que muita ingestão de líquidos durante a Maratona poderia ser ainda pior.

Cinco dias antes da Maratona de Boston, o The New England Journal of Medicine, o NEJM publicou um importante artigo mostrando que 13% dos corredores da Maratona de Boston em 2007, poderiam ter sofrido de hiponatremia, uma condição perigosa, causada pela ingestão de muito líquido.

O número foi surpreendente, porque Boston tira o melhor, mais fortes e mais experientes corredores do mundo. Se Boston tem uma taxa de 13% do problema, imaginem como isso fica em outras maratonas?

Esta forma de hiponatremia, ou baixo teor de sódio, é causado pelo excesso de hidratação enquanto o exercício dilui o nível de sódio em seu corpo. Resultado possível, nos casos mais graves: O inchaço do cérebro que pode levar a convulsões e outros riscos de complicações.

A história do exercício associado à hiponatremia começou a ser comentada por Tim Noakes, o famoso especialista em medicina desportiva e autor de diversos livros. Na década de 1970, o Dr. Noakes dedicou-se a um maratonista que concluiu as 54-milhas Comrades Marathon sete vezes. Na época, ele escreveu três artigos incentivando seus colegas corredores de beber mais líquidos.

Mas uma coisa estranha aconteceu no início de 1980. Dr. Noakes começou a receber telefonemas de atletas e médicos, perante uma situação nunca antes vista em provas como a Maratona, a chamada “overhydration”.

Os corredores realmente pareciam ter consumido muito fluído. Em 1985, o Dr. Noakes publicou o artigo seminal no campo, “Água Intoxicação: Uma complicação possível durante a resistência do exercício.”

Ao final de 2001, o Dr. Noakes foi convidado a escrever sobre a reposição de líquidos durante a Maratona. No documento, ele recomenda que os maratonistas consumam cerca de 400 a 800 mililitros/hora.

Sobre o consumo de bebidas desportivas e água, ele diz que a diferença é a pequena quantidade de sódio contida nas bebidas desportivas, mas que devem ser consumidas as duas opções.

É recomendado que a hidratação seja feita com bom senso, dependendo do tempo de duração do exercício, temperatura, etc. Por isso consulte sempre um especialista antes de iniciar a prática de actividades.

Fonte: www.midiasport.com.br

Related Posts

Natação. Bater perna com ou sem prancha?

Cansamos de escutar que a natação é um esporte que trabalha todos os músculos do...

Os 6 erros mais comuns em treinos intervalados

Essenciais no plano de treino de qualquer corredor, os treinos intervalados viraram xodó da maioria...

Dicas de ciclismo

Proteja sua cabeça. Use capacete: Nunca dirija uma bicicleta sem usar o capacete. Os capacetes...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *