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Como construir sua força mental para um Ironman

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Quando estamos próximos de enfrentar nosso primeiro Ironman, todos esperamos estar preparados para aquele momento em que fará toda a diferença em nossas vidas. Aquele evento conectará o que nós somos com o que nós queremos nos tornar.

Muitos atletas, no entanto, têm aquele receio ou talvez medo de não conseguir terminar a prova. E esse medo, mesmo que seja real ou imaginário, pode ser devastador.

Porém, tudo que queremos conquistar no desporto, principalmente em uma prova como o Ironman, está do outro lado desse sentimento.

E aí vem a questão: como superar essa batalha psicológica?

Muito do que se fala a respeito do treino mental, diz respeito a auto verbalização. Mas os princípios do “mental toughness” (força mental),  vão muito além desse técnica, e melhor ainda, pode ser treinado!

Assim como a fisiologia do exercício estuda a adaptação do organismo do atleta frente ao estresse crônico do treino físico, o treino mental pode exercer influência nas inúmeras situações nos quais os atletas podem enfrentar durante a competição.

Na metodologia da Ironman University para desenvolvimento de atletas, dentre os questionários que são fornecidos aos atletas, está o questionário psicológico, que solicita informações como:

– Habilidade de resistir a sensação de pico;

– Habilidade de tomar decisões sob pressão;

– Nível de confiança para completar a competição “A”.

Apresento aqui alguns exemplos de como podemos introduzir o que chamo de sessões MT (mental toughness) em sua rotina:

Sessão “O Desconhecido”

Uma sessão de ciclismo que normalmente teria 6 horas de duração, mas que ao chegar em seu destino, o atleta se depara com seus ténis de corrida e descobre que terá que enfrentar mais 4 horas de corrida morro acima!

Explicação: Quando acostumamos nosso corpo às demandas com prazo e intensidade determinados, estamos na verdade treinando para o conhecido, o rotineiro. E sabemos que cada competição tem sua própria história. Assim, temos que estar sempre preparados para o desconhecido.

Sessão “Tolerância a dor”

Quanto tempo você conseguiria ficar na posição de prancha (trabalho isométrico no qual a pessoa fica apoiada no chão com o antebraço em uma postura ereta)?

Alguns minutos acredito!

Que tal 1 hora e 30 minutos?  Este é um dos testes dos SEALS, uma das principais forças de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos. O intuito do teste é descobrir que podemos ultrapassar certos limites que nos são apresentados cotidianamente.

Exemplo: Escolha um exercício ordinário de seus cross training habitual, como por exemplo burpees, e faça o atleta executar o movimento até que o movimento em si perca o sentido, como aquelas técnicas budistas em que você fala mentalmente uma palavra por várias vezes até que ela perca seu sentido. Aí você entrará em um estado de meditação. Mesma coisa para o exercício.

Objetivo desta técnica é a da tolerância a dor. Pois o Ironman é isso. Tolerar a dor até que ela faça parte de você!

Nunca desistir

Pessoas nunca desistem quando estão próximas de uma conquista, ou tem a chance de superar algo como uma competição. Mas o que acontece quando não estamos competindo? Quando estamos no treino?

Como você age quando você está em situações em que você não pode ganhar?

A primeira vez que começamos a desistir de algo, mesmo que esse algo não seja tão importante para nós, isso começa a se tornar um hábito. Você começa a treinar seu cérebro a desistir de qualquer situação. Isso se torna parte do seu arsenal, a desculpa.

Temos que transformar aquele momento embaraçoso em uma mensagem. Aquele teste, em um testemunho de sua força.

Mensagem Mental toughness

O treino mental te fortalece a partir do momento em que o atleta se põe em dúvida se realmente consegue prosseguir. Então, seria. A partir desse momento, que a mente da pessoa começa a se fortalecer.

Fonte: www.ativo.com

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