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Bike no ironman. Ajustes finais!

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Efeito bike 1Falta poucas semanas para a sua prova de IRONMAN! Pois é, agora realmente não é a melhor hora de mexer em alguma peça da bike, tênis, roupa de nadar, porém, se esta mudança tem que ser feita que seja feita agora. Mas então, como saber o que deve ser mudado ou trocado agora e o que deixar para depois?

Ciclismo

Pode trocar que não tem erro, e pode te assegurar uma boa performance: fita de guidão, cabos e conduites, corrente, pneu e taquinhos da sapatilha.

Quadro

Esta tem que ser a última opção de mudança na sua vida antes de uma prova desta magnitude, trocar um quadro significa tudo.

O quadro é a base de tudo na bike e se você trocá-lo pode ser bem prejudicial ao seu conforto, assim como a troca de um selim, clip (aerobars) e sapatilhas.

Somente troque se houver um desconforto muito grande e você vem postergando esta troca há muito tempo e, claro, se fez alguma compra lá fora e ela ainda não chegou, certo?

Indico uma troca de quadro (ou bike), e outras peças que são os apoios na bike como o selim e à frente como guidão e aerobar, se realmente o desconforto for muito grande e esteja impossível de pedalar nesta posição, pois senão todos os treinos que já fez de 100 km, 120 km, 150 km serão postos em dúvida. Cuidado na troca!

Como fazer

Os taquinhos, se já estiverem na posição correta mesmo, podem ser substituídos facilmente. Os modelos Keo da Look têm uma espécie de memória, então quando você remove o taquinho, a borrachinha que fica no centro do taquinho fica “grudada” na sola da sapatilha, então é só instalar a nova em cima.

Ou então, com uma caneta de escrever em CD, faça uma marcação envolta do taquinho raspando-a junto com a sola da sapatilha, você terá o desenho do taquinho na sapatilha, ai é só instalar a nova por cima do desenho.

Correntes, pneus, cabos e conduites permitem uma melhor perfomance para bike por não estarem desgastados e, além disso, a chance de apresentarem algum problema na prova é menor. Leve ao seu mecânico de confiança e ele o ajudará a decidir se é necessária a troca ou não.

Novidade

A Continental lançou um líquido que pode ser colocado dentro do pneu e, caso haja algum furo no mesmo, este líquido tampa este furo. O líquido é recomendado para pneus tubulares ou com câmara, desde que o bico seja removível.

Fitas de guidão

Sinônimo de conforto e beleza. Uma boa fita de guidão, e se possível com uma camada de gel, pode fazer dos 180 km uma bike menos desconfortável e mais prazerosa, além de permitir um bom grip das mãos no guidão, enxugando também o suor. Leve ao seu mecânico para ele trocar e instalar uma de boa qualidade.

Lembre-se

Algumas marcas têm taquinhos de cores diferentes, com mais ou menor “float” (folga no taquinho) sendo ele mais justo ou com mais solto, por isso escolha um igual ao que você já esta habituado.

Vale o investimento e ainda dá tempo

Rodas de carbono, com parede alta e leve. Desta maneira aumenta-se a aerodinâmica e a velocidade ficará cerca de 2-3km/h a mais do que o habitual.

Já testou o tênis que irá correr a prova? Fez pelo menos uns dois treinos longos com ele e se sentiu bem? Então não troque, agora se não o fez, aproveite este final de semana e teste logo assim ainda dá tempo de testar outro. Camisetas, shorts, meias, óculos e bonés ou viseiras testados?

Já nadou com sua roupa de borracha ou ainda está esperando seu amigo emprestar? Pegue logo a sua e faça um último simulado e veja se está tudo ok, guarde direitinho e abra-a somente no dia da prova.

Tenha calma, falta poucas semanas! O que para uns ainda é bastante, para outros está em cima da hora.

Independente de qual perfil você se encaixa, tenha calma, pois a pressa neste momento só o fará se meter em confusões com suas estratégias, estas quais já devem estar bem decoradas, certo?

Boa contagem regressiva e faça um check-list do estado do seu material!

Fonte: www.ativo.com – Por Igor Lagüens / Ironguides

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