Skip to main content

Bebidas isotónicas ou água? O que é melhor?

Assuntos, Nutrição 0 Comment

bebidas-isotonicas-simply-flow-1Conforme as distâncias e os ritmos de corrida, existem bebidas mais indicadas que outras. Conheça-as e saiba o porquê.

O glicogénio que temos no nosso organismo, especialmente a nível muscular, dá-nos “fôlego” suficiente para aproveitá-lo durante duas horas depois de começarmos a treinar de forma moderada ou com alta intensidade.

Em termos gerais, correr (em função do ritmo) pode ser considerado um esforço físico moderado/alto. Se o objetivo é correr além dos 90 minutos, é aconselhável beber uma bebida isotónica com hidratos de carbono. Se a corrida for inferior a 90 minutos, a água é mais do que suficiente.

Caso seja um corredor de ultra resistência, o mais recomendável são as bebidas isotónicas com aminoácidos ramificados para evitar o catabolismo muscular tão habitual nos esforços intensos e prolongados.

Uma bebida isotónica significa que tem um elemento favorável para maximizar a absorção da bebida que ingere e pretende que a concentração de solutos (sobretudo sais minerais) se aproxime ao máximo da concentração de solutos das células do corpo para ajudar a incorporar a água que bebemos de forma mais eficaz, evitando a desidratação.

O principal elemento, sal ou eletrólito (neste caso, podemos considerar que são sinónimos) que perdemos através da sudoração é o sódio, sendo que o potássio também é um elemento a ter em conta nos esforços prolongados.

O sódio deve ser o principal elemento presente em qualquer bebida isotónica. Falaremos noutra ocasião sobre cafeína e outras substâncias estimulantes ou “reparadoras” que algumas bebidas apresentam.

Fonte: www.runnersworld.pt

Related Posts

O que não fazer depois do treino. Os 6 erros mais comuns

Mesmo que não esteja muito a par do que se passa no mundo do fitness,...

Fascine Plantar em corredores

Para quem corre ou já correu, sabe que esta é uma actividade extremamete revigorante, viciante...

Comer pouco também engorda

Ficar horas sem se alimentar, pular refeições e diminuir drasticamente a quantidade de comida são...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *