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Aprenda a posicionar-se nas descidas

Artigos, Ciclismo 0 Comment

btt-circuito-diputacion-de-albacete-copa-desafio-albaceteLembra-te que a posição de condução/controlo de pé sobre a bicicleta deve corresponder a uma localização do teu corpo centrada, com pernas e braços ligeiramente flectidos, e sem baixar em excesso o centro de gravidade.

Não é conveniente estar de pé com uma excessiva flexão de pernas pois isto vai dificultar a reacção do nosso corpo diante de qualquer movimento.

Não te esqueças, por isso, dos seguintes pontos:

1º- Mantém a posição centrada e semi-flectida na aproximação. Nunca mudes a posição das bielas (uma para cima e outra para baixo) e controla sempre, com um ou dois dedos, as manetes do travão para poderes travar com rapidez, caso haja necessidade.

2º – Dependendo da inclinação – Executa uma ligeira substituição para trás do centro de gravidade (não é conveniente realizá-lo em excesso porque é um movimento negativo para o controlo da direcção e pode provocar quedas)

Nas descidas “normais”, não existe apenas um movimento e, nas mais pronunciadas, atrasa-se ligeiramente o corpo.

3º – Quando o final da descida se aproxima, há que preparar o corpo novamente para realizar um atraso breve e rápido de posição de forma a antecipar-nos à alteração de inclinação e a colocarmo-nos novamente numa posição centrada.

4º- ERRO: Um excesso de atraso de posição provoca uma perda de controlo de direcção desnecessária.

Conselhos

Regula o controlo de velocidade antes de iniciares a descida.

Controla o medo. É sempre pior se em cima da bicicleta estiver um elemento rígido.

Consegue um binómio na direcção (braços) de relaxamento e firmeza.

Nunca desças com uma das bielas situada no ponto mais baixo, as duas devem estar sempre numa posição horizontal/paralelas.

Fonte: www.zonadesportista.pt  

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