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Alternativas para quem não gosta de musculação

Artigos, Musculação 0 Comment

Swimming Photography By Australian Sports Photographer Lucas WroeMusculação, adorada por uns e odiada por outros. Música alta, tempo para revezar aparelhos e ambiente pouco convidativo estão entre os factores mais citados por quem não gosta de musculação.

Essa prática oferece grandes benefícios como fortalecimento muscular, melhora da postura e prevenção de lesões e doenças, como osteoporose, diabete, hipertensão e artrose, entre outras. Mas para aqueles que nem passam perto da sala de musculação, existem outras actividades que de certa forma podem substitui-la. Confira:

Crossfit

Nos exercícios do crossfit são treinados a agilidade, velocidade, força, equilíbrio e flexibilidade. Cada aula gasta em torno de 500 a 600 calorias. Consiste em um treino diversificado em que os alunos levantam peso, saltam, sobem em argolas, barras e pulam corda, por exemplo. Boa parte dos exercícios são funcionais, requerem uma consciência corporal e condição física avançada, mas devem sempre ser monitoradas por um profissional especializado.

Pilates

O pilates já está presente em milhares de clínicas e ginásios (academias) do país. Seus benefícios estão no alongamento do corpo, fortalecimento dos músculos, ganho de tônus muscular, melhora da mobilidade, perda de medidas e equilíbrio corporal, além do relaxamento mental, já que trabalha com o controle da respiração.

Lutas

Existem muitas lutas disponíveis para quem quer sair da rotina da musculação: Judô e jiu-jitsu são algumas delas. Nessas modalidades o aluno trabalha a concentração e a autoconfiança, além de desenvolver força, aumentar a resistência muscular e melhorar o condicionamento físico. São envolvidas diversas actividades como corrida, polichinelo, corda e exercícios aeróbicos em geral.

Aulas de circuito

Consiste na integração de diferentes exercícios feitos em sequência. O grupo de exercícios pode ser apenas muscular ou intercalado com actividades aeróbicas leves ou intensas.

Com uma média de quatro ou seis estações por treino, o objectivo é permanecer no mesmo exercício por um período de 30 segundos a 1 minuto e imediatamente trocar de estação.

A actividade deve ser dinâmica, sem os habituais intervalos de descanso dos treinos de musculação, facilitando o aumento do gasto metabólico. Uma sessão, que dura entre 45 minutos, pode queimar em torno de 600 calorias.

Treino suspenso

O treino suspenso, também conhecido como TRX, foi criado há cerca de 10 anos por um ex-oficial da marinha americana. Com duas tiras presas ao teto ou em estruturas fixas posicionadas em uma altura certa e com o peso do próprio corpo, a pessoa é capaz de realizar uma série quase ilimitada de exercícios muito dinâmicos e divertidos, além de funcionais.

Os exercícios realizados de maneira suspensa são capazes de trabalhar a força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do CORE e mobilidade simultaneamente. Alguns dos benefícios do treino suspenso são: Melhora da postura, aumento do equilíbrio, melhora da consciência corporal, força e resistência muscular.

Natação

A natação é considerada um dos exercícios mais completos, pois estimula todos os grandes grupos de músculos de todas as partes do corpo: Perna, braço, ombro, costas e peitoral.

Para quem não gosta de musculação, é um exercício muito indicado. Além de agir sobre os músculos, estimula o sistema respiratório e a coordenação motora e não existe qualquer impacto nas articulações. Uma hora de treino pode queimar cerca de 500 calorias. A natação é indicada para todas as idades.

Como você viu, não existe desculpa para deixar o treino de lado. Veja qual dessas atividades você mais se identifica e mãos à obra!

Por Cláudio Bolanho / Director geral Performance

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