Skip to main content

Alimentos que podem prevenir a gripe

Assuntos, Saúde 0 Comment

gengibre-beneficios-1Com a constante variação na temperatura, é preciso redobrar os cuidados com o nosso organismo. A dica básica é: Vá mais ao supermercado ou à feira e menos à farmácia.

Assim, você poderá ter uma alimentação mais saudável, “que irá fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo”, afirma Jarlene Melo, nutricionista clínica da Associação Dona de Leite.

Por isso, selecionamos dez alimentos capazes de te ajudar a prevenir ou combater uma gripe. E, de preferência, faça a ingestão deles diariamente.

Caso já esteja doente, saiba que “o uso do medicamento pode ser essencial para recuperação, mas a alimentação é fundamental no resultado final”, destaca André Veinert, nutrólogo da clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso.

A dieta balanceada pode colaborar no tratamento, por exemplo, “o uso de alimentos anti-inflamatórios pode amenizar sintomas de uma gripe”, explica Renata Azevedo, nutricionista e membro da Diretoria do Sindicato de Nutricionistas de São Paulo.

Gengibre

Fortalece o sistema de defesa do organismo. Além disso, previne e melhora problemas respiratórios, como resfriados e gripes, devido ao seu poder antioxidante, ou seja, de proteger as células. O chá feito com gengibre, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, segundo Jarlene.

Iogurte

As bactérias contidas neste alimento são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e evitam o crescimento de micro-organismos indesejáveis que causam doenças. De acordo com André, o intestino é o principal órgão de defesa do nosso organismo.

Brócolis

Também colabora com a resistência do organismo, já que possui o ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do corpo.

Alho

Possui uma substância chamada alicina, potente para prevenir resfriados, por exemplo, e outras doenças infecciosas.

Maçã

Esta fruta ajuda na absorção da vitamina C, nutriente que protege as células. A casca tem grande concentração de pectina, um tipo de fibra importante para manter o equilíbrio da flora intestinal.

Cebola

Pode ter um gosto ruim para alguns, mas é rica em selênio, que tem função anti-inflamatória, exactamente como o azeite de oliva e a mostarda, compostos por vitamina E, de acordo com Renata.

Alimentos alaranjados e avermelhados

Cenoura, beterraba, espinafre, couve, melancia, mamão, manga e abóbora são outras opções para uma dieta balanceada. Estes alimentos ativam o sistema imunológico.

Para Jarlene, usá-los em sucos é uma boa tática para ingerir nutrientes importantes com tranquilidade.

Frutas cítricas

Também reforçam a defesa do organismo, principalmente com a gripe, pois têm alta concentração de vitamina C. Anote a lista: limão, laranja, lima, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são bons para deixar seu corpo preparado.

Mel

Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Uma dica do doutor André é usar o mel para adoçar chás e sucos como substituição do açúcar.

Chá verde

Este tipo de chá é rico em antioxidantes, ou seja, protegem as células do organismo, o que fortalece o sistema imunológico.

Fonte: www.yahoo.com.br

Related Posts

Comer pouco também engorda

Ficar horas sem se alimentar, pular refeições e diminuir drasticamente a quantidade de comida são...

Entorse do tornozelo na corrida

Saiba como ela ocorre, quais são os sintomas, os diagnósticos e as formas de tratamento....

O que comer após o treino?

Para maximizar os efeitos de um bom exercício, é importante saber o que comer após...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *