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11 dicas para a Maratona

Artigos, Maratona 0 Comment

17426409_2T1HzConfira as 11 dicas que podem fazer a diferença entre realizar uma boa e má Maratona.

1. Durma o melhor que você puder esta semana: Não deixe para tentar dormir bem na véspera, pois as vezes a ansiedade vai fazer você dormir menos no dia anterior. Melhor é prestar atenção também nas noites de quinta-feira para sexta-feira, e de sexta-feira para sábado. Pior do que uma noite mal dormida são várias noites de sono acumulado. Sonâmbulo pode até andar pela casa, mas não faz meia maratona.

2. Hidrate-se bem ao longo da semana: Tente beber pelo menos dois litros de água ao longo dos dias anteriores à prova (juro que você não vai morrer afogado com isto!). Lembre-se que a hidratação durante a prova é para repor (ao menos em parte) o que for perdido durante a prova, e não para começar sua hidratação. Também vale tomar uma garrafa de uma bebida isotônica na sexta-feira e no sábado, independentemente se você treinou ou não nestes dias.

3. Se no dia da prova a temperatura estiver alta, pegue dois copos de água em cada posto de hidratação. Um para beber, e outro para molhar a cabeça e a nuca. Beba a água em pequenos goles (fure o copo com o dedão da sua mão) e reduza um pouco a velocidade quando você for beber água. Lembre que você ou respira ou bebe água. Os dois ao mesmo tempo não dá. E procure pegar água na última mesa de cada posto, pois normalmente está mais gelada. E quando você for jogar o copo fora, cuidado para não acertar outro corredor.

4. Evite bebidas alcoólicas, principalmente na véspera da corrida. Depois da prova uma cerveja ajuda na hidratação, mas lembre-se com moderação!!

5. Não deixe de ingerir carboidratos nos três dias anteriores à prova. Não, você não vai engordar e usar camisa tamanho pequeno. E evite comidas gordurosas e na noite anterior à prova.

6. Se você usa aqueles saquinhos de gel para repor carboidratos, cuidado: só leve para a prova os que você testou e aprovou antes nos treinos. As vezes um gel de sabor diferente (mesmo que seja de sua marca preferida) que você nunca provou pode te provocar enjôo. Sabores novos como “Kiwi Selvagem com Melancia Tropical” podem até te despertar curiosidade, mas não a satisfaça durante a prova.

7. Lembre de passar protetor solar, de preferência que seja resistente ao suor. Mas da mesma forma que o gel, só utilize algum que você usou e não teve problemas. Vai proteger sua pele do sol ou mormaço, e de quebra, você não vai ficar com a marca da camiseta ou bermuda nos dias seguintes, nem seus amigos vão te sacanear por isto.

8. Vaselina pode ajudar. Se você não tem alergia, passe nas regiões de maior atrito, como virilha, axilas e mamilos.

9. Roupas: cuidado! Nunca utilize NADA que você não tenha utilizado antes! A regra vale desde o tênis (não utilize em hipótese alguma tênis novos ou que você só usou uma vez, mesmo que seja o modelo mais avançado da marca que você comprou ontem e custou caríssimo ) até para camisas, shorts, meias (juro, meia nova também pode te dar bolha).

10. Leve um dinheiro” para emergência, caso você supostamente sinta-se mal e precise pegar uma condução.

11. E por último e talvez mais importante: corra também com a cabeça! Faça uma corrida inteligente. Sempre preste atenção no seu ritmo, para não forçar demais no início e depois quebrar. Lembre que se você não é atleta de elite, você corre COM os outros, e não contra os outros. Boa sorte!

Fonte: www.robertomarcio.com.br

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