Skip to main content

10 dicas para ter sucesso na Maratona

Artigos, Maratona 0 Comment

number-tenPara evitar surpresas entre a largada e a chegada o diretor técnico da Winners Assessoria Esportiva, Átila Viero De Conti, preparou 10 dicas para você ter sucesso na prova. Confira:

1 – Meta e planeamento

É importante traçar metas e realizar um bom planejamento para a prova. O que quero da maratona? Completar? Melhorar performance? Esse dado é crucial para o início das actividades de treino e também essencial para o atleta cruzar a linha de chegada.

2 – Sono na noite anterior

O nervosismo e a ansiedade se afloram na véspera de provas importantes, mas é fundamental um bom descanso para que o atleta chegue na prova em condições de realizar o planejado.

3 – Alimentação

Para que reserva energética esteja de acordo com a necessidade fisiológica do corpo, o maratonista precisa comer adequadamente. Mantenha a alimentação regular, balanceada e saudável que costuma utilizar no dia a dia.

4 – Calçado

Qual o calçado ideal para correr a maratona? Ouvimos esta pergunta constantemente. A resposta é simples: O mesmo que foi utilizado para as rodagens mais longas e deve ser adequado à pisada do atleta (pronada, neutra ou supinada), com um amortecimento compatível com o peso do corredor.

Não adianta utilizar aquele calçado de dois a três anos de uso contínuo porque tem uma história linda de provas junto com o corredor. Calçado novo, nem pensar! Criar bolhas indesejáveis é a última coisa que o maratonista precisa na prova.

5 – Roupa

Mesmo com baixas temperaturas, calças, abrigos ou casacos deixarão o atleta desconfortável. Ele chegará no segundo quilômetro querendo se desfazer das peças. É recomendado correr com roupas leves e que auxiliem a transpiração. Atenção para não usar camisetas ou shorts que atritem nas pernas ou braços.

6 – Aquecimento

Deve ser similar aos dias de treino. Um trote é ideal para que haja uma maior vascularização e a musculatura esteja apta. Será de fundamental importância para sair da inércia e preparar o organismo do corredor.

7 – Hidratação

O corpo necessita de hidratação para que todas as reações químicas aconteçam naturalmente. Aproveite os pontos de hidratação para molhar a boca e ingerir a quantidade necessária de água que seu organismo precisa.

Muitos atletas levam cintos ou mochilas de hidratação. São acessórios muito bons, mas indicados somente para aqueles que realizaram treinos com os acessórios. Quem nunca usou pode se sentir incomodado.

8 – Suplementação

Muitos atletas utilizam suplementação durante a prova, o que é muito interessante, por ser de longa duração.

O organismo necessita de reposição de eletrólitos, vitaminas, sais minerais, hidrato de carbono e proteínas. Essa manutenção se dá através de um bom planejamento nutricional, mas só é recomendada atletas que já utilizam durante os treinos.

9 – Controlar e conhecer seu ritmo

O atleta precisa conhecer o seu ritmo e estabelecer como será a maratona. Há corredores que acabam desistindo de provas ou passando mal por desrespeitar o corpo e correr em um ritmo mais forte.

Para os novatos, é importantíssimo saber que a maratona, ao contrário de uma prova de 5 ou 10 quilômetros, o levará à exaustão antecipadamente caso haja um abuso no ritmo. Os temidos 30 quilômetros devem ser ultrapassados com a certeza de que os últimos 12.195m serão realizados.

10 – Não invente!

É a principal dica. A realização de uma maratona requer treino e preparação adequada. Ao longo dos meses que antecedem a prova o aluno deve seguir uma rotina alimentar e utilizar o material adequado para a sua prova.

Dentro de uma especificidade, esta preparação não é somente do condicionamento físico, mas também de hábitos, que devem ser seguidos até a linha de chegada.

Não invente nada na véspera da maratona, respeitando seus limites e seu planejamento a tão sonhada faixa na chegada estará lá te esperando.

Fonte: www.wp.clicrbs.com.br – Por Aline Mendes

Related Posts

Ciclistas na estrada: 14 regras para rolar em segurança

A introdução de uma nova cultura de mobilidade urbana foi uma das principais novidades da...

Cuidado com o overtraining!

Como já sabemos tudo em excesso é ruim, inclusive treinar. E como muitos desportistas não...

De corredor a triatleta. Confira as dicas para a mudança

Cada vez mais cresce o número de interessados em trocar a corrida pelo triatlo e...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *